O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft revela Windows Mobile 6.5 com concorrentes para o MobileMe e App Store

Tentando se recuperar das recentes perdas no setor móvel americano para a Apple e para a Research In Motion, a Microsoft anunciou hoje a versão 6.5 do Windows Mobile que, além das outras novidades, traz concorrentes “quase diretos” para os serviços extras oferecidos pela Apple aos usuários de iPhones e iPods touch. O lançamento foi feito durante a GSMA Mobile World Congress 2009 — que ocorre na cidade de Barcelona — e os primeiros aparelhos baseados nele surgirão apenas no segundo semestre.

Publicidade
Windows Mobile 6.5Windows Mobile 6.5Windows Mobile 6.5

Nesta versão, a gigante de softwares promete trazer aos usuários uma interface de usuário mais intuitiva — apesar de não parecer em um primeiro momento, o que acham? — e experiência de navegação rica na internet. Steve Ballmer, CEO da empresa, disse que várias parcerias com empresas de telefonia móvel já foram feitas para levar o novo sistema a vários modelos de celulares e smartphones.

A nova interface do Windows Mobile 6.5 foi adaptada exclusivamente para dispositivos touchscreen, fornecendo uma precisão maior para seleção de itens. Para os que gostam de proteger seus aparelhos com senha, uma nova tela chamada “Lock” permite obter respostas rápidas de funções comuns dos aparelhos — como ligações perdidas, emails, SMS, etc. — usando um código PIN simples sem a necessidade do total bloqueio do aparelho.

Publicidade

Além disso, esta nova versão marca a introdução tardia da Microsoft de uma solução que ofereça ao usuário a chance de navegar na internet sem restrições. O novo Internet Explorer Mobile também traz buscas diretamente na barra de endereços e — para justificar alguma superioridade em relação ao Mobile Safari — suporta o Flash Lite.

Em conjunto com o novo sistema operacional para celulares, a Microsoft também anunciou dois serviços complementares baseados no MobileMe e na App Store, da Apple. No primeiro caso, o novo My Phone (agora oficial) permite os usuários sincronizar calendários, contatos e configurações entre o computador, a web e o celular, contando com uma interface web onde todo esse conteúdo pode ser acessado de qualquer computador. É possível ainda enviar fotos e vídeo para galerias baseadas nessa interface web, como é possível através da MobileMe Gallery no iPhone OS.

My Phone

Todavia, a Microsoft adicionou um recurso de backup interessante ao serviço, que permite sincronizar todas as informações de um aparelho com servidores na internet e consolidá-las na forma de um imagem, que pode ser portada para um novo dispositivo caso o anterior seja perdido/roubado. O My Phone no momento é apenas um serviço beta fechado, cuja inscrição é feita por meio do recebimento de convite, mas ele estará oficialmente disponível no segundo semestre, com o lançamento oficial dos primeiros aparelhos baseados no Windows Mobile 6.5.

No segundo caso, o novo Windows Mobile Marketplace será embarcado em todos os aparelhos rodando o novo sistema da Microsoft. Por meio dele, usuários poderão selecionar e comprar (ou baixar de graça) aplicativos para seus dispositivos de uma forma segura e adequada tanto para quem compra, quanto para quem vende. Não é nada que Apple e Google já não ofereçam, mas será um bom companheiro de quem usa um celular com Windows Mobile.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A confusão de preços do Time Capsule no Brasil

Próx. Post

E por falar em mágica, tem mais uma opção na App Store, criada por um português [atualizado]

Posts Relacionados