Poucas horas depois do anúncio oficial da Apple acerca da disponibilidade do Mac OS X 10.6 Snow Leopard, o analista Gene Munster, da Piper Jaffray, divulgou sua previsão de vendas para o novo sistema operacional.
Segundo ele, a firma de Cupertino venderá cinco milhões de cópias do SO em seu lançamento, com uma média de preço de US$22 — o número é menor que os US$29 do upgrade, porque a Apple só cobra US$10 de quem comprou Macs depois de 8 de junho de 2009. No Brasil, por sinal, este é o único valor oficial que obtivemos até o momento: R$25. Considerando uma margem bruta de 60%, a Apple poderá gerar uma receita adicional de US$66 milhões (ou US$0,05 por ação diluída) com as vendas do novo bichano.
Munster considera o preço inferior do Mac OS X 10.6, aliado aos seus diversos aprimoramentos em relação ao 10.5 Leopard, como uma grande estratégia da Apple para promover a plataforma Mac sobre o Windows. Isto é, temos agora uma alternativa ainda melhor ao sistema operacional da Microsoft, com tecnologias mais novas e por um preço mais baixo. Não é à toa que a Apple destacou bem o suporte ao Exchange no press release de hoje cedo.
Estima-se hoje que a base instalada de usuários do Mac OS X chegue a 40 milhões. Em outubro de 2007, esse número era de 23 milhões e, comparativamente, a Apple vendeu dois milhões de cópias do Leopard em quatro dias. Naquela época, o total de unidades comercializadas no trimestre chegou a 3,5 milhões.
[Via: AppleInsider.]