O melhor pedaço da Maçã.

Snow Leopard: vídeos que você nunca viu

Filhote de snow leopard

Calma, calma, não precisa nos xingar. 🙂 Este *é* um post off-topic, mas para alguns pode não ser. 😀

Publicidade

A gente já falou muito de Snow Leopard por aqui, mas, tirando algumas fotografias do animal propriamente dito (que a Apple fez questão de disponibilizar como wallpapers do novo sistema operacional, de tão bonito que é), talvez vocês — como eu — não conheçam ainda este felino em extinção.

As fotos escolhidas pela Apple são de autoria de Steve Winter, que já foi perfilado por ela numa página dedicada ao Aperture. Apesar de já termos comentado sobre o seu trabalho por aqui e trazido algumas fotos, você confere abaixo o primeiro vídeo deste artigo, no qual ele conta a sua história de caça aos leopardos-das-neves para a National Geographic:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5vQDZXlXaAI[/youtube]

A versão inglesa do artigo sobre snow leopards na Wikipedia evidentemente traz muito mais informações que a portuguesa. Esta é tão resumida que até podemos trazer o que há de principal pra cá:

Publicidade

O leopardo-das-neves (Uncia uncia) é um felino que habita as grandes altitudes da Ásia central, principalmente o Tibete, o Nepal, a Índia, o Paquistão, o Himalaia e o monte Everest. Pouco se sabe a respeito desse animal arredio e solitário, que raramente é visto por seres humanos.

Sua pelagem, uma das mais belas dentre todos os felinos, é macia e espessa, de pêlos longos e sedosos, com uma lanugem na base. Essa pelagem é útil para se esconder ou se camuflar na neve e caçar suas presas por emboscada. Sua alimentação consiste de aves, roedores como a marmota e a lebre, e pequenos mamíferos como o carneiro-selvagem. Cada leopardo-das-neves possui um vasto território no qual vagueia constantemente em busca de alimento.

Embora habite regiões remotas e de difícil acesso, atualmente o leopardo-das-neves se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção porque seus ossos, sua pele e alguns de seus órgãos são utilizadas pela medicina asiática para a produção de remédios.

Abaixo você confere o vídeo que estimulou a criação deste post: dois bichanos brincando ao lado de sua mãe, num zoológico em Seattle. Simplesmente fantástico.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8CzlhZtunNc[/youtube]

Eu diria que os dois acima são imperdíveis. Se você curtiu, continue vendo. 😉

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VbR3cUnCdJk[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xpbIjUKt6wY[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qAAqQqoNecM[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=g9mN9wBr04c[/youtube]

Bela escolha, Apple. 😉

[Dica do Gordon Watt e do Joca Freitas, valeu!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Queremos a sua ajuda para atualizarmos nossa tabela de compatibilidade: browsers vs. bancos

Próx. Post

Google Chrome para Mac (e Linux) pode estar mais próximo do que imaginamos

Posts Relacionados