O melhor pedaço da Maçã.

Desktop Notifications é o primeiro experimento do Facebook para o Mac OS X

Os usuários do Mac OS X que não conseguem desgrudar do Facebook acabam de ganhar um presente da maior rede social da web: o Desktop Notifications, como o próprio nome diz, procura notificar os usuários sobre todas as atualizações ocorridas na sua conta.

Publicidade

Facebook Notifications

Agora, sempre que algum amigo lhe enviar um email, convidar para um quiz ou para participar de um dos milhares de jogos da rede, o Notifications irá lhe avisar sem que seja necessário ficar com uma aba do navegador aberta o tempo inteiro.

Tive pouco tempo para brincar com ele por aqui, mas pude perceber que, pelo fato de ter sido escrito diretamente para o SO da Apple, o consumo de memória e dos recursos do sistema é muito baixo — algo que poderia ser diferente caso ele tivesse sido desenvolvido com base no Adobe AIR, por exemplo. Enquanto escrevo este texto, o Monitor de Atividade (Activity Monitor) do Mac OS X aponta um consumo de CPU igual a zero, embora ele ocupe 67MB de memória.

Publicidade

O uso de alertas através do Growl foi bem-vindo para mim, pois nem sempre alertas sonoros são os mais efetivos. Enquanto alguns itens apontam diretamente para as respectivas páginas da web, outras funcionalidades disparam pequenas telas próprias do aplicativo.

Facebook Notifications

Por se tratar de um experimento, ele se encontra ainda bastante cru e limitado. Funções como a adição e a busca de amigos, assim como o envio de fotos e a confirmação da participação em eventos, são algumas que já se encontram presentes na versão para iPhones/iPod touch e de que senti falta no cliente para o desktop.

Publicidade

Embora não tenha tempo para acompanhar o que anda acontecendo no Facebook, pretendo mantê-lo instalado e vou ficar de olho nas futuras atualizações. Se o Orkut e demais redes já fazem parte do passado em sua vida digital, dê uma chance ao Desktop Notifications. 😉

É bom notar que o pessoal do Facebook alerta que ele só foi testado, por enquanto, no Mac OS X 10.5.

[Dica do Rafael Oliveira, valeu!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iFixit disseca iPod nano de quinta geração

Próx. Post

iPod touch com câmera ainda está a caminho, dizem rumores

Posts Relacionados