O melhor pedaço da Maçã.

Mendeley funciona como um iTunes para artigos científicos no Mac

por Venâncio de Sant’Ana Tavares

Publicidade

Um dos primeiros passos para se fazer uma pesquisa científica é buscar textos que a fundamentem corretamente. Este é o chamado levantamento bibliográfico: nesta fase, a internet tem possibilitado um acesso a imensas quantidades de informação, bastando utilizar qualquer das ferramentas de busca disponíveis e voilà — resumos, textos completos em formato PDF, além, é claro, de livros. Costumo pensar que você só não encontra algo na internet se estiver procurando no lugar errado.

Mendeley para Mac

Ao reunir uma quantidade expressiva de textos, a sua memória pode deixar passar informações importantes. Aí é que o Mendeley Desktop pode lhe ajudar, pois ele não apenas organiza seus artigos — indexando e facilitando a busca em todos os documentos de sua biblioteca —, como também permite que você compartilhe conteúdos com outros colaboradores no mundo todo, podendo ainda adicionar anotações em cada artigo da biblioteca.

Publicidade

O sistema tem dois componentes básicos, o Mendeley Desktop e o Mendeley Web. Eles podem funcionar de maneira independente ou em conjunto, ambos são gratuitos e têm capacidade para armazenamento online de 500MB. Mas a coisa não para por aí: ao importar um artigo, o programa automaticamente extrai detalhes como autor(es), título, ano, etc. — que normalmente ainda precisam de ajustes, mas não comprometem o resultado final.

Segundo o The Guardian, o sistema foi concebido a partir dos algoritmos do Last.fm — inclusive alguns dos seus antigos donos (Spencer Hyman and Stefan Glaenzer) investiram no Mendeley. O programa é bem intuitivo, está disponível em versões para Mac OS X, Linux e Windows, e é muito prático na instalação. Recomendado!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Depois de uma carta de emprego, surge agora um unboxing de camiseta interna da Apple

Próx. Post

OMG: Psystar lança software para qualquer um instalar o Snow Leopard em PCs

Posts Relacionados