O melhor pedaço da Maçã.

CNET vai além dos tópicos de performance e produz um comparativo de verdade entre Snow Leopard e Windows 7

Eu devo confessar que ver o Snow Leopard batendo o Windows 7 apenas em desempenho não era o tipo de comparativo que eu esperava ver, baseando-se apenas em tópicos  do tipo “quem executa tal tarefa mais rápido”. Digo isso porque ontem vi um notebook rodando um recém-instalado Windows 7 e acredito que quem ainda prefere usar PCs contará com um ambiente melhor para trabalhar — mas, claro, a minha opinião também foi tirada de forma superficial.

Publicidade

O que a gente precisava ver era especialistas testando os principais aspectos dos dois sistemas numa forma comparativa, a fim de tirar uma conclusão concreta. E o CNET Prizefight de 22 de outubro se saiu melhor do que aquele primeiro comparativo de performance por isso: quem quer decidir por meio de um review bem mais detalhado qual dos dois sistemas é melhor possui mais tópicos para ajudar na escolha, aqui baseados na opinião de três editores do portal de tecnologia.

Você pode conferir um resumo do Prizefight no vídeo acima, mas é importante comentar alguns aspectos do teste, que abrangeu cinco pontos: “Interface e Design”, “Confiabilidade e Estabilidade”, “Performance e Compatibilidade”, “Recursos Únicos” e “Valor”. No primeiro caso, ambos os sistemas receberam a mesma nota, com o Windows 7 sendo destacado pelos extras adicionados à área de trabalho (e criticado pelo visual “vitral colorido” :-P) e o Snow Leopard bem avaliado pela aparência sólida — mas que disseram ser dotada de funções difíceis de acessar à primeira vista.

Publicidade

Ao se tratar de confiabilidade, foi apenas neste quesito que o Windows 7 recebeu uma nota maior que a do Snow Leopard (4,3 pontos contra 4). O sistema da Apple perdeu principalmente por causa dos problemas com a rodinha de espera, que só foram resolvidos pela Apple em um Performance Update dias após o seu lançamento. No quesito de desempenho, a classificação usada não foi diferente do teste que vimos há alguns dias, ou seja, o Snow Leopard realmente é mais veloz e responsivo do que o Windows 7.

Os dois assuntos abordados em seguida também deram vitória ao Snow Leopard. O novo QuickTime X, o suporte a Exchange, o Dock Exposé e os recursos de pré-visualização do Finder bateram todas as ofertas de interface, busca e aplicativos integrados do Windows 7 — e olha que esse sistema da Apple não veio pra trazer novos recursos. No valor, também foi impossível bater o custo-benefício de US$29 pelo grande felino.

Snow Leopard na CNET

No fim das contas, não teve jeito: por uma margem pequena, os críticos da CNET colocaram o Mac OS X 10.6 Snow Leopard como vencedor do duelo com o Windows 7 (edição Professional). Outras análises desse tipo deverão surgir no decorrer dos próximos dias; agora é ver como outros críticos do sistema da Microsoft abordarão o assunto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saiu pela culatra: propaganda de app para Android aumenta vendas de outro, na App Store

Próx. Post

Que a Força esteja com você, pois STAR WARS: Trench Run já foi anunciado para iPhone/iPod touch

Posts Relacionados