O melhor pedaço da Maçã.

iPod touch lançado em setembro e hardware de conexão wireless do novo MacBook são homologados pela Anatel

Devido a mudanças realizadas pela Apple no hardware de conectividade sem fio da última edição do iPod touch 2G (Late 2009, lançada em setembro), a Anatel teve que realizar uma nova inspeção no gadget, processo esse que foi concluído na última sexta-feira (30/10). É isso mesmo: ele já está homologado para venda no Brasil, e o seu certificado emitido pela agência (bem como os seus respectivos documentos anexos) podem ser visualizados no seu site oficial.

Publicidade
iPod touch (Late 2009)iPod touch (Late 2009)

Nos certificados de conformidade técnica e documentos anexados durante o processo homologação, o novo iPod touch foi tratado apenas como modelo A1318. Como de praxe, diversas fotos dele foram tiradas em todos os ângulos possíveis, a maioria delas colocando em evidência o espaço da antena de conectividade, que foi o motivo pelo qual o aparelho teve de passar por outra inspeção na Agência Nacional de Telecomunicações.

iPod touch (Late 2009)

iPod touch (Late 2009)

É importante destacar a presença de um informativo ao órgão regulador, submetido pela Apple em conjunto da unidade do iPod touch usada para a homologação. A empresa alegou, no documento, que não é possível aplicar a etiqueta da Anatel no próprio produto (algo exigido pela Resolução 242, de 30 de novembro de 2000) devido às suas dimensões e, como forma de manter os clientes e pontos de venda cientes de que gadget está legalizado para comercialização, a sua traseira trará apenas o código de identificação da agência, deixando a sua etiqueta impressa exclusivamente no manual:

iPod touch (Late 2009)

Abaixo está uma cópia da página do manual, que carregará a etiqueta em questão em conjunto de outras informações que seguem as regras vigentes:

iPod touch (Late 2009)

E, a seguir, está o certificado de homologação do iPod touch:

iPod touch (Late 2009)

. . .

Curiosamente, um hardware extra da Broadcom que fornece conectividade sem fio (Wi-Fi 802.11n + Bluetooth 2.1) também passou por um processo de homologação separado. A princípio nós pensávamos que era do novo iPod touch, conforme é possível notar na imagem abaixo:

Componente Wi-Fi de MacBook, da Broadcom

Porém, essa afirmação caiu por terra quando revisei as imagens tiradas pelo iFixit do dissecamento de uma unidade dele. O modelo BCM4329, aprovado para o gadget, é diferente do BCM943224PCIEBT que foi registrado pela Anatel em separado, e, ao analisar junto com o Rafael os documentos anexados a esse pedido de homologação — que também incluem notas sobre a conformidade da etiqueta do órgão regulador e o seu manual de produto —, descobrimos que o componente não é usado por iPods, e sim por notebooks:

Componente Wi-Fi de MacBook, da BroadcomComponente Wi-Fi de MacBook, da Broadcom

Procurando por mais informações, encontramos esta discussão no fórum de suporte da Apple, que faz referência ao uso desse componente no novo MacBook — detalhe: essa informação apenas pôde ser descoberta pelo gerenciador de dispositivos do Windows, rodando via Boot Camp. Isso significa que, se nada mais atrapalhar a sua distribuição no Brasil, o notebook mais barato da Maçã começará a ser vendido em terras tupiniquins junto dos modelos mais recentes de iPods touch.

Abaixo, está o certificado de homologação do hardware wireless do MacBook:

Componente Wi-Fi de MacBook, da Broadcom

Mesmo com todos esses achados, ainda não se sabe quando veremos os novos iPods touch e o novo MacBook nas lojas. Assim que mais informações sobre o assunto forem liberadas, nós as divulgaremos por aqui.

[dica do Emanuel Martins, via Tecnoblog]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Kaspersky lança seu Anti-Virus for Mac; evite passar malwares para seus colegas PCzistas

Próx. Post

Procurando wallpapers bacanas para o seu iPhone/iPod touch? Conheça esta coleção da Pixelated Image!

Posts Relacionados