O melhor pedaço da Maçã.

Apple busca gerente de engenharia para novos aparelhos baseados no iPhone OS

iPad visto de frente e de baixo

Uma vaga de emprego publicada pela Apple na semana passada sugere que a empresa estaria montando uma divisão para expandir sua plataforma móvel para novos aparelhos, aparentemente além de iPhones, iPods touch e (a partir de agora) iPads. O anúncio em questão se refere a um engenheiro dedicado a gerir uma equipe que trabalharia nessa área, especializando-se em hardware, firmware, drivers e segurança.

Publicidade

Através dele, é possível concluir que a empresa quer levar a sua plataforma móvel para outros produtos com base nas mesmas tecnologias implementadas dentro do iPad — e criadas pela própria Apple. Isso sugere que o iPhone OS não será a única coisa a ser levada para outros aparelhos além da tablet da empresa, mas provavelmente estará acompanhado do processador A4 introduzido com o dispositivo, por exemplo.

Confira o descritivo completo da oportunidade (em inglês):

Publicidade

This position requires a very technical and hands-on leader, experience in working closely with hardware team and a deep understanding of bare metal software. You must be a highly self-motivated individual who seeks to create a dynamic and creative team environment in which old problems are solved in new and innovative ways.

Job responsibilities include:

  • Leadership and management of a team of talented software engineers in a fast-paced and demanding software development environment
  • Working closely with the hardware and custom silicon teams to bring-up new platforms and prototype systems
  • Defining the software roadmap to support a range of hardware platforms, including iPhone & iPod
  • Lead the team’s assistance in requirements for future hardware and custom silicon

Required Skills and Experience

  • Minimum of 5 years experience managing a software development team
  • Experience on working on drivers, kernel and firmware software technologies and direct experience developing on and for the Unix operating system
  • Understanding of SoC level design
  • Evidence of driving technical innovation
  • Strong communication skills
  • Bachelor’s or Masters degree in computer science or related field

Additional Success Factors

  • Experience with Mac OS X or iPhone development
  • Previous bring-up of mobile platforms running Unix like operating systems
  • Experience with ARM based SoC’s

Imagino que, a partir daqui, a dúvida que fica no ar é: onde mais o iPhone OS pode ser encaixado dentro da Apple? Uma ideia sustentada pelo Computerworld é que o próximo alvo da Apple com seu sistema móvel será o Apple TV, o que até seria interessante visto que ela oferece uma experiência multimídia bastante centrada nos serviços da iTunes Store.

No entanto, não há como afirmar isso com clareza, até porque a equipe para a qual a vaga de emprego é destinada trabalhará basicamente com hardware. Julgando que os iPhones e iPods touch ainda são baseados em componentes bastante variados, uma ideia de curto prazo que deverá manter esses engenheiros ocupados é uniformizar esses dispositivos com o hardware criado pela Apple para o iPad.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: novo data center da Apple em Maiden, na Carolina do Norte

Próx. Post

Axure para Mac chega à versão beta e estará disponível em breve

Posts Relacionados