É praticamente certo que veremos a chegada de novos iPads hoje. Mas analisando o cenário atual, como será que está a distribuição dos iPads levando em consideração todos os modelos já lançados até hoje? A Localytics nos deu uma ideia disso, veja só:
Isso mesmo, o iPad 2 ainda é o tablet mais famoso/popular da Apple, com 27% do mercado. Tem explicação para isso? Tem, é claro.
Se tiramos o iPad 2 da jogada, vemos que a distribuição dos modelos é relativamente próxima — sim, o iPad mini também destoa um pouco do resto, mas temos que levar aqui em consideração o fator preço.
O iPad 2 foi lançado em 2011; em 2012, a Apple lançou o iPad de terceira geração e continuou vendendo o iPad 2 por um preço mais em conta; em 2013 o iPad de quarta geração foi lançado, e o iPad 2 continuou à venda; apenas em 2014, quando o iPad Air e o iPad mini com tela Retina começaram a ser vendidos, o iPad 2 saiu de linha. Isso quer dizer que a segunda geração de tablet da Apple permaneceu no mercado por três anos! Para completar, nesse período o iPad 2 era o tablet mais acessível da Apple (com o menor preço).
Fácil, então, entender por que ele é disparado o tablet com a maior fatia de mercado entre todos os iPads já lançados até o momento.
O único dado que chama a minha atenção de forma negativa são os 5% do iPad mini com tela Retina. Eu, sinceramente, achava que ele teria mais participação e que os números entre os aparelhos de forma geral — com exceção do iPad 2 e do iPad mini *sem* tela Retina — seriam distribuídos quase que igualitariamente.
Numa outra pesquisa, a Localytics também mostrou que usuários de iPhones abrem mais aplicativos que os de iPads. Contudo, os de iPads permanecem mais tempo utilizando os apps que os de iPhones.
[via TUAW]