O melhor pedaço da Maçã.

Keynote iPhone OS 4.0: sistema para gadgets da Apple traz 100 recursos novos, dentre eles multitarefa

O firmware 4.0 que a Apple lançará para iPhones e iPods touch também trará mais de 100 recursos novos para os usuários finais, mas o principal destacado no evento de hoje foi multitarefa. É, pessoal: depois de três anos, a plataforma móvel da Maçã finalmente vai passar a resolver dilemas da vida usando mais de um app por vez.

Publicidade

Segundo Jobs, embora a Apple não tenha sido a primeira a liberar multitarefa numa plataforma móvel, ela será a “melhor” (jura? :-P), pois descobriu um meio de fazer isso sem prejudicar a performance geral dos seus gadgets, tampouco levar a duração da bateria para o fundo do poço. O método para alternar entre apps através da interface gráfica será pressionar o botão Home duas vezes, o que faz um “segundo dock” de aplicativos ser aberto com todos os apps ativos disponíveis para escolha.

Para habilitar multitarefa sem prejudicar a performance dos aparelhos, a Apple está apostando no uso de sete serviços em segundo plano que podem ser manipulados por desenvolvedores via APIs, inclusas no SDK 4.0. Eles representam as principais razões para desenvolvedores precisarem de multitarefa para tornar suas ideias em aplicativos reais, então eles deverão atender às suas principais necessidades e, é claro, ao desejo dos usuários — afinal de contas, é uma coisa a menos para jailbreak.

Os serviços em questão são:

  • Áudio: todos os apps que tiram proveito de serviços de áudio fornecidos pela Apple agora podem ser manipulados para operar em segundo plano. Trata-se de algo útil para softwares que habilitam música fora do iPod, como Pandora ou Last.fm.
  • VoIP: agora é possível usar apps de voz sobre IP em segundo plano, como o Skype. Em ligações, a interface é similar à do app nativo Telefone (Phone), em que é possível falar com um contato durante a realização de outras tarefas.
  • Core Location: aplicativos de GPS curva-a-curva e redes sociais agora podem funcionar e pedir a localização do usuário em segundo plano, seja pelo sistema global de satélites ou por antenas de redes celulares.
  • Notificações Instantâneas (Push): nada novo. O que era a única opção de “multitarefa” dos apps no passado agora é uma parte da nova experiência do iPhone OS 4.0.
  • Local Notifications: a partir de agora, aplicativos podem enviar notificações aos usuários sem usar os servidores da Apple.
  • Conclusão de Tarefas: se um app iniciar uma tarefa e precisar ficar ativo apenas enquanto ela é concluída (ex: envio de fotos), uma API possibilita isso de forma eficiente para a realização em segundo plano.
  • Fast App Switching: permite que apps sejam movidos para plano de fundo e fiquem em espera sem usar CPU. É algo simples de se implementar, mas é importante em todos os casos possíveis, de forma que a Apple espera ver todos os desenvolvedores tirando proveito disso.

E aí? Valeu a espera? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Keynote iPhone OS 4.0: Apple lança novo SDK com mais de 1.500 novas APIs para aplicativos

Próx. Post

Keynote iPhone OS 4.0: apps agora poderão ser organizados em pastas

Posts Relacionados