A brincadeira começou em julho do ano passado, quando decidi, com metade da grana que precisava em mãos, comprar meu primeiro iPod. Já existiam modelos mais modernos, mas o custo/benefício da primeira geração do iPod photo, o 1º iPod colorido, me fez optar por ele — a ajuda de custo veio lá de São Paulo, da casa da minha avó. Ele vinha com todos os cabos que precisava, mais dock e ainda uma capinha para protegê-lo. Protegê-lo… que ironia.
Como muitos donos de iPods por aí, fui um tanto descuidado com meu 1º bichinho. 1º e único, até agora. Não sei quando irei comprar um novo, mas é fato que hoje eu não tenho mais iPod, exceto por uma relíquia aparentemente em perfeito estado guardada em minha gaveta. Todos sabemos o quanto que aparelhos como iPods são frágeis, e acabei, em cerca de 1 ano usando-o constantemente, deixando-o cair no chão algumas vezes. Em uma delas o problema começou a ocorrer, depois ele caiu de novo e resolveu (!), aí quando caiu mais uma vez e o problema voltou resolvi eu mesmo jogar no chão pra ver se resolvia novamente. Erro meu.
O iPod, externamente, não aparentava estar desgastado nem nada. Fora os arranhões comuns e 2 marquinhas das batidas bem discretas (de verdade), ele estava muito bem conservado. Por dentro, idem. Quando conectava-o ao meu iMac, tudo funcionava perfeitamente, ele acendia, sincronizava todos os dados, enfim, tudo ótimo. O que estava errado era o botão Hold, o que trava o teclado do iPod e evita que você pressione botões sem querer quando ele está no bolso. Em uma dessas quedas o botão travou, e fiquei impossibilitado de usá-lo.
Como falei, teve uma época que ele voltou a funcionar — com um pouco de mal contato, é verdade. Às vezes conseguia destravar, às vezes ele parecia travar de vez. Passei a não usar o botão Hold para não ter mais problemas. Mas aí veio mais uma ida ao chão e ele travou de vez, não teve jeito. Acabei deixando-o encostado por muitas semanas até decidir fazer alguma coisa.
Levei na MacBahia, assistência autorizada da Apple aqui em Salvador, e evidentemente que antes de enviarem à Apple eles tiraram algumas fotos e enviaram para lá. Pedido negado. Descuido/mal uso não são cobertos pela garantia, não havia nada que podiam fazer por mim. O pessoal da revenda até se ofereceu a tentar abrir e corrigir o problema, mas achei a oferta muito cara e não me dariam garantia de que o iPod não sairia machucado e nem que conseguiriam resolver o dito cujo. De fato, iPods não foram feitos para serem abertos. Quando há um defeito de fabricação reconhecido pela Apple, você ganha um novinho em folha.
Mais algumas semanas encostado e resolvi pegar a chave de fenda e abri-lo eu mesmo. Afinal, o problema devia ser um simples mal contato no switch do Hold, não é? O processo não foi fácil, definitivamente. Acabei machucando a carcaça do meu queridinho, mas pelo menos fui eu mesmo que fiz — não pude colocar a culpa em ninguém. Fui destravando todas as suas partes com bastante cuidado, sempre atento para a possibilidade de algum cabo estar cruzando a parte superior com a inferior. Para este modelo, não foi o caso.
Que engenharia! Tudo muito lindo, novo e limpo lá dentro. É por isso que ele não pode ser aberto — não há acesso para o interior, e não há mesmo. Analisei um pouco todos os componentes, com bastante cuidado, e então me concentrei lá no switch. Não havia absolutamente nada de errado com ele. Isso é a pior coisa que se pode descobrir. Então o problema não era ali. Que pena.
Como não sei necas de eletrônica, pedi para o meu pai levar o iPod numa assistência que fica no mesmo prédio do escritório dele. É uma assistência genérica, claro, nem trabalham com Apple, mas o pessoal entende da coisa. Mais uma vez constataram que o problema não estava no switch, e resolveram resetar a bateria para ver se resolvia. Trouxe de volta para casa e — piorou. Desta vez, ele não ligou mais quando conectado ao dock, não acendeu o backlight e nem sincronizou os dados. Apenas apareceu uma mensagem na tela do iPod com o endereço “www.apple.com/support”, ou seja, o problema é sério.
Levei lá de novo, afinal, alguma coisa tinham feito errado, alguma coisa não se conectou direito. Quando foram ver com calma, o cabo de conexão do iPod com o HD havia trincado. Era o fim. Esse tipo de cabo para um aparelho do tipo do iPod muito provavelmente foi fabricado pela própria Apple, não se encontra por aí e não é com qualquer equipamento que pode-se substituir algo assim. Foi quando decretei a morte do meu bichinho. E suei tanto para conseguir pagá-lo. Mas é a vida.
Agora ele está guardadinho na minha gaveta, aparentemente em perfeito estado, e assim ficará por bastante tempo — ficará de recordação. Espero que em breve ele ganhe um irmãozinho novo, que toque vídeo, que atenda meus comandos com o dedo sobre sua tela e que tenha um HD 2 vezes maior. Mas só depois do meu MacBook Pro 17″.
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