O melhor pedaço da Maçã.

Photokina 2006 palco para lançamento do novo Aperture?

Caixa do ApertureSite de notícias britânico Macworld UK afirma que a Apple deve participar do Photokina 2006 pela primeira vez este ano, evento de fotografia que ocorrerá de 26 de setembro a 1º de outubro em Colônia, na Alemanha.

Publicidade

O rumor da vez é que a companhia deve fazer do evento palco de lançamento — ou pelo menos apresentação — da próxima versão do Aperture, seu software de gerenciamento e edição profissional de fotos — a Apple afirma que ele está para o iPhoto assim como o Final Cut Pro está para o iMovie. Mas eu discordo, pelo menos por enquanto.

Fui um “early adopter” do Aperture; fiquei impressionado com o seu lançamento e não hesitei, na primeira oportunidade, em instalá-lo e passar toda a minha biblioteca de fotos do iPhoto para ele. Desde o início percebi que era um software pesado, mas não sabia que isso ia me irritar tanto mais tarde. Pois é, mesmo no meu iMac G5 2GHz com 1.5GB de RAM, ele ainda é um programa super lento, horrível. Da versão 1.0 para cá ele já melhorou, mas está longe de se equiparar ao que o próprio Final Cut Pro já é, hoje em dia, para a edição não-linear de vídeos.

Me enganei, também, ao achar que, sendo uma versão “Pro” de um software gerenciador de imagens, ele teria todos os recursos do iPhoto — e mais um pouco. O iPhoto ainda tem algumas firulas que sinto falta no Aperture, como um sisteminha de slideshow de imagens mais completo — é ou não é uma das coisas mais legais, depois de você passar suas fotos da câmera para o computador e organizá-las como bem entender, ver um slideshow com fundo musical e efeitinhos de transição bonitinhos? O iPhoto, é claro, também é bem mais leve que ele.

Com o Adobe Lightroom aí (já é binário universal, inclusive!), acho que a equipe de desenvolvimento da Apple deve ter se preocupado um pouco mais com a qualidade do produto, e espero que esse anúncio da nova versão realmente venha a acontecer — e que a lista de novidades seja grande o suficiente para que o evento seja exclusivamente dedicado ao lançamento do produto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O Nelson agora também faz parte do nosso grupo

Próx. Post

Ab Initio

Posts Relacionados