Uma mordida de cada vez, mas não na maçã, e sim dela. Pelo menos nos Estados Unidos, a Apple vai crescendo e ganhando market-share nos últimos tempos. De acordo com uma pesquisa da NPD, empresa especializada nesse ramo, a firma de Cupertino alcançou 14% do mercado de computadores na terra do Tio Sam, contra 9% que detinha há exatamente um ano.
Esses números são do mês de fevereiro, e a subida pode ter sido mais acentuada ainda com o lançamento do MacBook Air, um mês antes. Ainda assim, com todas as novidades do ano de 2007, e a cada vez maior difusão de computadores Mac rodando sistema operacional Windows — sem contar os clientes insatisfeitos com Windows Vista e que não têm opção de um sistema melhor –, o MacBook Air pode ter sido apenas uma “chave de ouro”, por mais que tenham sido vendidos milhares no país.
Isso representou para a Apple um crescimento nas vendas de 60% em média, considerando o comércio de notebooks e computadores de mesa. Fico curioso para saber como estariam esses números mundo afora, apesar de que estimo (eufemismo de “chuto”) algo em torno de 10%, alavancado principalmente pelo aumento das vendas na Europa.
E no Brasil, será que já chega a 5%? 😉