O melhor pedaço da Maçã.

Guerra dos navegadores: round 2!

navegadoresNo início do ano, eu realizei alguns testes com a próxima geração de navegadores. Agora que toda ela já está presente em nossos Macs, resolvi comparar as versões finais e as versões de teste do Firefox, Safari e Opera, usando o SunSpider.

Publicidade

Entre as versões finais — Firefox 3.0, Safari 3.1.1 e Opera 9.5 —, a raposa assume a liderança, com pouca vantagem sobre o Safari. Ambos deixam o Opera comendo poeira, como pode-se ver pelo gráfico abaixo:

Comparação entre as versões finais

Comparação entre as versões finais
Tabela comparativa

Tabela comparativa

Porém, o pessoal do WebKit tem trabalhado bastante na melhoria de desempenho em JavaScript e isso se reflete nos resultados. Entre as versões de teste, o WebKit r34170 conseguiu uma melhora impressionante, assumindo a primeira posição com larga vantagem. O Firefox 3.1a1 teve uma melhora modesta mas considerável, levando em consideração que o Firefox 3.0 foi lançado há 4 dias. Novamente, o Opera 9.51 preview ficou para trás:

Comparação entre as versões de teste

Comparação entre as versões de teste
Tabela comparativa

Tabela comparativa

squirrelfishGrande parte do sucesso do WebKit deve-se a uma nova tecnologia chamada SquirrelFish: trata-se de um novo interpretador de JavaScript que será utilizado no Safari 4.0, previsto para acompanhar o Mac OS X Snow Leopard. Ele promete resolver alguns problemas de desempenho, apresentando um novo jeito de percorrer códigos JavaScript.

A guerra dos navegadores está boa e a Mozilla não pretende ficar para trás: ela já está preparando a nova engine do Firefox 4.0, chamada Mozilla 2. Que venha o 3º round!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

SecureMac alerta para novo cavalo-de-tróia baseado no ARDAgent para o Mac OS X

Próx. Post

Japoneses não estão nem aí para o iPhone

Posts Relacionados