O melhor pedaço da Maçã.

Interação, educação e redes sociais com Luli Radfahrer

Luli Radfahrer é fantástico. Não é a toa que é um dos designers de interfaces mais reconhecidos por aí e vive dando palestras excelentes e divertidíssimas. É claro que ele merece uma salva de palmas, mas dessa vez o cara realmente se superou: falou sobre educação digital, em uma das palestras que fez parte do Descolagem — evento realizado pela Oi Futuro que, em sua terceira edição, abordou o tema Tecnologia e Educação: uma nova escola para um novo aluno.

Publicidade

A palestra dura cerca de uma hora. Sim, é longa, mas vale a pena reservar um tempinho para dar uma conferida, nem que você a assista em capítulos.

De acordo com o próprio:

Publicidade

Minha palestra procurava evidenciar que o processo de aprendizado já não era mais exclusividade das salas de aula. Como professor de Comunicação Digital na escolas de vestibular mais puxado do país, sempre fui desafiado, questionado e — principalmente — enriquecido pelos meus alunos. Foi com eles que aprendi várias “novas” tecnologias, de Orkut a Spore. Foi um deles que consegui, depois de muita discussão, mudar minha opinião sobre blogs. Em meus 15 anos de experiência na web, percebi como é fácil se tornar engessado, reacionário e careta em uma área inovadora. A curva de aprendizado costuma ser tão intensa que, uma vez que se chega “lá” dá uma enorme preguiça intelectual de recomeçar. Meu alunos me forçam a rever, repensar, reestudar todos os meus conceitos de seis em seis meses. Eu é que deveria pagar para ensiná-los.

De cara, me identifiquei com o tema: meu projeto de graduação foi justamente uma nova proposta de interface para um software de ensino à distância, aí incluso o redesenho da interface gráfica e a proposta de dar uma cara nova aos recursos deixados de lado pelos usuários, promovendo um caráter mais social dentro do ambiente.

Assistindo à palestra, digo mesmo que fiz mais um dos milhares de reviews da fundamentação teórica, claro, em nível mais aprofundado, abrangente e criativo.

Publicidade

Gostou? Mais uma palestra extra aqui, e outras tantas no Luli.com.br.

P.S.: Sim, também concordei com o que ele falou sobre a Apple, uns cinco minutos antes do fim da palestra. 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

IDG fala sobre saída da Apple da Macworld Expo

Próx. Post

Facebook anuncia interface em português

Posts Relacionados