O melhor pedaço da Maçã.

Novos MacBooks entram direto em Safe Sleep ao acabar a bateria

Há algum tempo o Rafael comentou sobre uma maneira rápida de colocar os Macs em repouso, muito tempo antes do lançamento dos novos MacBooks unibody. Porém, depois de uns dias usando o notebook apresentado no final do ano passado, notei algo diferente no seu comportamento sempre que a bateria acaba.

Publicidade

MacBook em sleep

Antes, quando um MacBook ou MacBook Pro esgotava sua bateria, o sistema entrava em modo Sleep, com a luz branca indicando que o computador ainda estava ativo, requerendo apenas a conexão do cabo de força para rapidamente voltar a funcionar. O computador ficava assim até que a bateria fosse drenada por completo, levando ao modo conhecido como Safe Sleep, descrito no último parágrafo deste artigo do suporte da Apple.

O modo Safe Sleep se caracteriza pelo armazenamento dos dados da RAM no disco rígido do computador. Isso é necessário para não haver perda de informações caso acabe a energia que mantém a memória em funcionamento. Por exemplo, se alguém tira o fio da tomada de um iMac em Sleep, todos os dados em execução serão perdidos.

Publicidade

Nos novos MacBooks, entretanto, o modo Safe Sleep parece vir como um padrão: quando a bateria do portátil acaba, ele desliga em seguida, sem luz branca “respirando” nem nada. Ao reconectar o cabo de alimentação, é necessário apertar o botão Liga/Desliga para que o sistema volte ao último estado antes de realmente hibernar.

Por um lado tal sistema garante a integridade dos dados, mas por outro acaba sendo um pouco chato ter que dar boot no computador mesmo com a bateria tendo um mínimo de carga. Na dica do Rafa é possível ver o procedimento para fazer as devidas modificações desses ajustes, via Terminal.

Outra alternativa seria usar o programa gratuito SmartSleep, com interface gráfica e maior facilidade para entender as opções de repouso do seu Mac, ou no caso dos novos MacBooks, voltar à configuração “Sleep + Safe Sleep”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Você esteve no lançamento do primeiro Macintosh?

Próx. Post

Creative Party agitará a Campus Party Brasil 2009

Posts Relacionados