O melhor pedaço da Maçã.

Saída Mini DisplayPort apresenta problemas com alguns monitores externos

Talvez este seja um monitor da Apple compatível com as saídas Mini DisplayPort...Eis que você compra seu MacBook/MacBook Pro unibody com saída Mini DisplayPort e, depois de investir uma quantia tão alta, também decide adquirir um adaptador para conectar seu monitor VGA widescreen, ampliando a área total de visualização ou duplicando a imagem, de acordo com sua necessidade.

Publicidade

Depois de alguns minutos (ou segundos, depende do monitor), a tela começa a piscar ou até apaga completamente, e você pensa “vixe, meu adaptador está com defeito, ou talvez o monitor”, mas, antes de ir trocá-lo na loja, resolve testar com um projetor ou um monitor que emita imagens em formato 4:3, em vez de 16:10 do “wide”.

Muito provavelmente, você soltará um palavrão e dirá “Eureka, funciona!”, inclusive com certa felicidade, até cair em si e deduzir que, se funciona com um projetor/monitor 4:3, por que não com o anterior?

Publicidade

Bem-vindo ao Deserto do Mundo Real: sua saída de vídeo gerada por um chip GeForce 9400M não consegue emitir os gráficos para algumas resoluções na frequência correta de alguns monitores widescreen, sem ao menos permitir mudanças nessa configuração via Preferências do Sistema. O fato é que nem a Apple sabe ainda qual a real razão para a falha, mas a solução que ela apresentou para os MacBooks Pro foi utilizar os gráficos em modo extremo, com o chip 9600M ativado.

Certo. Essa “solução meia-boca” resolveu o problema de quem tem um Pro — eu passei por isso e funcionou com meu Samsung de 20 polegadas. Entretanto, quem tem um MacBook unibody faz o que? A resposta é: NADA, senta e espera uma atualização de drivers para o GeForce 9400M que permita o correto funcionamento dele com todos os monitores existentes.

Houve uma atualização que supostamente ajeitaria isso, além do problema com os monitores de 30 polegadas que não sejam da Apple. Dias depois, ela foi retirada do ar, sem qualquer explicação da empresa. Quem conseguiu baixá-la não viu qualquer mudança no defeito aqui descrito, então nada mais certo que remover essa atualização dos servidores. Problema não resolvido, e usuários mais uma vez insatisfeitos com outra bobagem vinda de Cupertino.

Publicidade

Nosso leitor agumieri escreveu sobre seu “causo” no fórum. Meu caro, não nos resta outra coisa a não ser esperar. É algo difícil de acreditar, mas estamos de mãos atadas. Talvez pior do que isso tenha sido você ouvir o suporte técnico oficial dizer: “Não garantimos o funcionamento em monitores que não sejam da Apple.”

Em outros tempos, isso se chamava falta de seriedade. Compromisso com o cliente = zero.

Esperemos, pois.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tem novo integrante na casa MM: Alexandre Mandl

Próx. Post

Resenha: Power Station para iPods/iPhones, da BudgetGadgets.com

Posts Relacionados