Como já era esperado, o Google anunciou hoje duas novas seções especiais de vídeos no YouTube: uma para programas de TV (shows) e outra para filmes (movies), que contarão com conteúdos premium de parceiras como Crackle/Sony Pictures, CBS, MGM, Lionsgate, Starz e muitas outras.
Aos poucos, o portal se adapta a um modelo mais rentável, oferecendo clipes de músicas, filmes completos e conteúdos televisivos em complemento ao que já é super comum por lá, como vlogs caseiros, jornalismo cidadão e, é claro, muita besteira. Tudo isso é uma resposta clara ao sucesso do Hulu.
As duas novas páginas permitem que usuários naveguem pelos conteúdos por estilo (genre), rede, título e popularidade, mas quem quiser também pode assinar vídeos das emissoras prediletas e ter rápido acesso a todos os seus vídeos.
A parte chata eu nem comento:
Segundo o Google, por enquanto todo o conteúdo só está disponível para usuários dos Estados Unidos, mas eles pretendem expandi-lo para outras regiões “o quanto antes”.
Em nota relacionada, é bem provável que o Google anuncie em breve também um modelo de vídeos pay-per-view com micro-pagamentos para o YouTube, o que viabilizaria parceiras com ainda mais estúdios e a veiculação de conteúdos atuais e sem cortes/limitações.