O melhor pedaço da Maçã.

12.345ª utilidade para o iPhone: transformá-lo num passe de segurança inquebrável

VIP Access da VeriSign no iPhonePrimeiro, vieram aquelas senhas óbvias: nome do cachorro, placa do carro, data do aniversário… depois, solicitaram que complicássemos um pouquinho. Hoje em dia, fala-se que uma senha segura é aquela que nem mesmo o dono consegue lembrar, alternando letras, números e símbolos, além de ser totalmente case-sensitive, isto é, que distingue caracteres maiúsculos de minúsculos.

Publicidade

Sem dúvida alguma, um dos segmentos que mais se preocupa com meios de acesso a informações confidenciais são bancos. Hoje em dia, existem diversos métodos que procuram dificultar ainda mais a descoberta de senhas e acesso por pessoas indevidas, como o uso de duas senhas (uma numérica e uma alfabética) ou, como já é bastante comum no Brasil, o uso de uma chavinha especial que gera um número aleatório e pede a digitação de um código correspondente no momento em que você está realizando uma transação.

Tudo isso é lindo e com certeza ajuda a trazer mais segurança para os consumidores. Torço para o dia em que a tecnologia chegue a um ponto em que poderemos nos identificar por impressões digitais e/ou leitura da íris e/ou voz sem qualquer possibilidade de falsificação. Enquanto isso, por outro lado, as invenções que pipocam por aí para nos proteger acabam se tornando um tanto inconvenientes. Imagine só, um indivíduo qualquer que tenha conta em três bancos diferentes, sair por aí andando com três “pendrives” de acesso pendurados ao seu chaveiro? Isso não é nada incomum, atualmente.

Publicidade

E mais uma vez volta a se discutir a unificação de funções e informações num só dispositivo. Há quem diga que, num futuro breve, um simples smartphone servirá como meio para visualização da sua identidade, carteira de motorista, plano de saúde, etc., além de poder ser usado para fazer compras como cartão de crédito e/ou débito, e agora também como passe de segurança. A responsável por esta última iniciativa é a VeriSign, companhia bastante famosa pelo desenvolvimento de soluções de segurança.

O aplicativo VIP Access (grátis), que já está na App Store, funciona como um security token para dar maior tranquilidade a usuários do eBay, AOL e PayPal — mas por enquanto ele só funciona nos Estados Unidos. A geração dos códigos randômicos é super complexa e possui um elevado nível de criptografia, virtualmente inquebrável.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yBYwZPqfVZ4[/youtube]

Até mesmo a Blizzard lançou recentemente uma solução semelhante para acesso ao seu portal de jogos Battle.net, o Mobile Authenticator for iPhone. Enquanto tudo isso estiver a um toque de distância na tela de um aparelho como o iPhone, maravilha. Tomara que não demore para nós também começarmos a brincar com essas novas tecnologias aqui no Brasil.

[Dica do Benilton Carvalho, muito obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conficker: foi pegadinha do 1º de abril?

Próx. Post

Digital Lifestyle Outfitters lança Action Jacket para iPods shuffle de terceira geração

Posts Relacionados