Usuários relatam problemas de congelamento em iMacs com chipset gráfico ATI Radeon HD 4850

Um problema que usuários de iMacs enfrentaram em meados de 2007 está de volta e mais uma vez relaciona-se com os chipsets gráficos ATI Radeon HD — agora, o modelo 4850, disponível como opcional na nova geração de desktops domésticos da Apple. Basicamente, as máquinas congelam de tempos em tempos e obrigam a pessoa a reiniciar o iMac forçadamente.

ATI Radeon HD 4850

Há pelo menos dois threads (1 e 2) nos fóruns de suporte da Apple que discutem a “novidade”. De acordo com relatos, o problema ocorre do nada e independe do software que está sendo executado. Alguns usuários inclusive disseram que isso ocorre também no Windows via Boot Camp, o que elimina a possibilidade de um bug específico nos drivers gráficos para o Mac OS X. Resetar a PRAM e/ou realizar outros procedimentos padrão de manutenção também não ajudam.

A causa do problema ainda é desconhecida, mas como os sintomas manifestados são bem semelhantes aos que ocorreram no passado, é certo que a Apple terá que disponibilizar um update de firmware para resolvê-lo. E, segundo o AppleInsider, ela já está inclusive ciente e investigando o problema. Eu aposto que a correção virá com o Mac OS X 10.5.7, visto que por um momento a Apple veiculou em seu site a informação de que ele seria necessário para o upgrade de Macs Pro com o chipset ATI Radeon HD.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes