Apple se junta a outras fabricantes e aprova padrão micro USB na Europa

Algumas fabricantes do ramo de telefonia móvel e eletrônicos aprovaram recentemente a iniciativa da União Europeia de padronizar um modelo de carregador para dispositivos móveis (celulares ou não). Baseado na especificação micro USB , o padrão não apenas foi aceito pela Apple, mas também por grandes nomes do mercado de eletrônicos, como LG, Motorola, Nokia, Research In Motion (RIM), Samsung e Sony Ericsson. Produtoras de chipsets, como NEC, Qualcomm e Texas Instruments, também apoiam a iniciativa.

USB logo

O objetivo principal de padronizar um modelo de carregador nessa especificação é reduzir o desperdício de materiais nesse mercado. Empresas costumam adotar carregadores próprios, mas quando seus usuários trocam seus aparelhos, normalmente também se livram dos adaptadores de força, algo que não seria preciso caso fossem padronizados, como se fossem um acessório universal.

O estranho é que a Apple adota padrões convenientes a si para carregar e sincronizar seus iPhones e iPods com Macs e PCs desde que introduziu no mercado o seu primeiro tocador, em 2001, ainda suportado por uma porta FireWire. Na terceira geração do iPod, foi apresentado o conector de 30 pinos que vem até hoje, numa iniciativa de controlar o mercado de acessórios que se formou ao redor da linha, para suportar apenas o que a Apple faz em um programa próprio de certificação.

Não está claro se a firma de Cupertino adotará o novo padrão dentro da produção dos seus gadgets, ou pretende apenas mostrar uma boa face perante a Comunidade Europeia e lançar produtos que atendam somente esse mercado. Por ora, o padrão micro USB é utilizado parcialmente pela Nokia.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes