O melhor pedaço da Maçã.

Dicas sobre o uso correto do Voice Control no iPhone 3GS

Usá-lo pode não ser tão simples assim…
Voice Control na WWDC 09

Falamos um pouco do funcionamento do Controle de Voz (Voice Control) na nossa resenha do iPhone 3GS, há algum tempo. Apesar de o nosso teste em vídeo ter mostrado que ele funciona bem no idioma português, não dá pra deixar de lembrar que não se trata de algo perfeito: atente para o fato de ele não ser calibrado para cada tipo de voz, então nem preciso dizer aqui que falhas no reconhecimento vocal podem acontecer esporadicamente, de pessoa para pessoa, em qualquer idioma — algo que nós também constatamos.

Publicidade
Voice Control na WWDC 09
Usá-lo pode não ser tão simples assim...

Abordando o assunto de uma forma mais ampla, o trabalho da Apple com seu reconhecimento de voz para o novo iPhone foi ótimo: ainda não há uma solução perfeita pra essa área no mercado, e esta foi uma das melhores encontradas por suportar múltiplos idiomas, algo que já é super difícil de se encontrar. Porém, mesmo sendo algo imperfeito, há algumas dicas fáceis de seguir que podem aumentar a sua experiência com o recurso, e é isso que vou abordar a seguir, como referência para os futuros primeiros usuários do aparelho no Brasil.

Quando falar

  • A ativação do recurso pode ser confusa, já que é preciso segurar o botão Home por um segundo e, mesmo quando a interface do Voice Control aparece, é preciso aguardar uma alerta sonoro para começar a falar. O que você disser acidentalmente antes será ignorado pelo sistema, então atente a essa sequência para usá-lo.
  • Esteja preparado para falar exatamente o que quer antes do alerta. Pausas longas podem ignorar a sua ação atual.

Como falar

  • Use o microfone embutido do aparelho ou de um fone de ouvido com fio. Headsets Bluetooth são ignorados pelo Voice Control, algo que está sendo aprimorado para aparecer na versão final do iPhone OS 3.1.
  • Para falar, o segredo é o uso natural. Vai falar por meio do microfone dos seus fones de ouvido? Basta ativar o recurso e falar normalmente ao microfone com os fones corretamente presos às suas orelhas, na sua posição livre — não é preciso pegar o coitadinho e enfiar bem na frente da sua boca. Se for falar diretamente no microfone do aparelho, proceda da mesma forma que numa ligação telefônica.

O quê e onde falar

  • Ambientes com muito ruído podem interferir na qualidade do reconhecimento de voz, mesmo que seja uma conversa intensa em um escritório.
  • Comandos simples, que não envolvem nomes próprios — do tipo “O que está tocando?” ou “Toque outras músicas como esta” — são fáceis para o aplicativo reconhecer por não envolverem palavras mais complexas para o Voice Control. Para mandar o aparelho executar uma ligação, certifique-se de dizer de forma clara o primeiro e o último nome do contato.
  • Evite usar relações de posse: em vez de dizer “Ligar para o celular do Rafael Fischmann”, diga “Ligar para o Rafael Fischmann em seu celular” ou simplesmente “Ligar para o Rafael Fischmann”, escolhendo em seguida o número a ser discado (caso haja mais de um).
  • Para execução de músicas do iPod, não tente falar o nome da música: dificilmente vai funcionar. O recurso foi calibrado para reconhecer principalmente artistas, álbuns e listas de reprodução.

Para mais informações sobre o Voice Control, dois artigos de suporte da Apple (1 e 2) oferecerem dicas mais detalhadas de uso e os idiomas suportados. Ah, e caso compre um iPhone 3GS futuramente, sinta-se livre para nos enviar mais dicas do recurso, conforme for aprendendo a usá-lo. Será um prazer compartilhá-las por aqui. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple, Sony e Nintendo são processadas por violação de patente

Próx. Post

Dica: como ativar notificações push em iPhones de primeira geração com jailbreak

Posts Relacionados