O melhor pedaço da Maçã.

Google lança Latitude para Mobile Safari 3.0

Um serviço de localização do Google para iPhone OS existe há pouco tempo, desde que a empresa lançou o My Location na sua página oficial adaptada para o Mobile Safari e Android Browser. Como os dois navegadores suportam a API de geolocalização do W3C, eles são capazes de obter a localização do usuário sem a necessidade de usar GPS, ou seja, com triangulação de antenas de telefonia móvel e hotspots Wi-Fi. Mas, com a gigante de buscas tendo em mãos um serviço como o Latitude, não iria demorar muito para ele chegar à plataforma móvel da Apple como um web app, tirando vantagem dessa tecnologia.

Publicidade
Google Latitude para Mobile SafariGoogle Latitude para Mobile Safari

Na verdade, o grande diferencial do serviço no Mobile Safari é que ele não requer nenhum aplicativo nativo. Basta visitar a sua página oficial em google.com/latitude e seguir alguns passos simples para começar, caso nunca tenha usado pela primeira vez. Será preciso ainda habilitar o Safari para obter sua localização via Core Location e conceder essa informação ao Latitude. Terminada essa parte, você está pronto para adicionar seus amigos, usando seus contatos no Gmail.

Google Latitude para Mobile SafariGoogle Latitude para Mobile Safari

Com amigos adicionados, é fácil interagir com eles. Até agora, você apenas os viu organizados no Latitude como em um catálogo de endereços. Mas, ao selecionar cada um, a interação aumenta: você pode se comunicar com a pessoa, definir como ela verá sua localização, pedir uma rota para a posição atual dela ou apenas visualizá-la no mapa.

Google Latitude para Mobile SafariGoogle Latitude para Mobile Safari

Aqui, você pode navegar como se estivesse no Maps, e um botão na parte inferior habilita o My Location, que busca e mostra em tempo real a sua localização.

Google Latitude para Mobile SafariGoogle Latitude para Mobile Safari

Toda essa produção teve o apoio da Apple — que obviamente não aceitaria na App Store um software que fizesse os usuários se confundirem em relação ao Maps já existente. Mas tudo funciona muito bem e de forma natural, com exceção de uma coisa: não é possível manter a localização em tempo real, já que aplicativos para o iPhone OS não podem rodar em segundo plano. Assim, para seus amigos terem uma visão precisa de onde você está, é preciso manter o Mobile Safari aberto ou visitar a página do Latitude com regularidade.

O Google Latitude para o iPhone OS requer o último update, 3.0, ou superior. Por ora, o serviço encontra-se unicamente em inglês, mas espera-se que ele fale novos idiomas em breve.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CEO da AT&T admite que ela não terá exclusividade do iPhone para sempre

Próx. Post

webOS 1.1 restaura sincronização de Palm Pres com o iTunes 8.2.1

Posts Relacionados