No começo de junho, já publicamos uma matéria sobre o sucesso absurdo de vendas que a Apple conquistou com sua localidade emblemática na Fifth Avenue, em Nova York. Hoje, uma matéria da Bloomberg afirma que ela pode ter ido além, se tornando a rede varejista com maior faturamento de toda a região — batendo inclusive a famosa rede de joias Tiffany.
Enquanto vendas gerais nos Estados Unidos caíram 9% no primeiro semestre de 2009, os números registrados por lojas da Maçã subiram 2,5%, chegando a US$3 bilhões em faturamento. Boa parte disso, é claro, deve ser creditada ao iPhone, que ajudou a fazer o tráfego de visitantes em Apple Retail Stores crescer 22% no segundo trimestre deste ano, atingindo 38,6 milhões de pessoas.
A principal loja da Apple em NYC, famosa pelo seu gigantesco cubo de vidro, ocupa um espaço de 930 metros quadrados e possui 500 empregos, ficando aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Apesar de o número divulgado em junho ter sido de US$440 milhões, outras contas estimam que a receita anual da loja chegue a US$350 milhões — que é bem menor, mas ainda assim nada mal.
Não é à toa que a loja já virou um dos pontos mais fotografados da cidade, sendo considerada um local de visitação turística imperdível. Já ouvi relatos de gente que entrou lá no meio da madrugada em dias de semana e disse que ela sempre estava cheia; isso realmente não é pra qualquer um.