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Desabafos de (mais um) um desenvolvedor da iPhone App Store [NSFW]

Joe Stump

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O adágio que nos ensina que “nada se cria, tudo se copia” é um bom começo para entender por que tudo em alguma parte da nossa história irá se repetir. Agimos por instinto. Se funciona, replicamos o ato até que ele se torne ineficaz. Se o primeiro desenvolvedor de renome reclamou e foi ouvido por Phil Schiller, todos irão fazer o mesmo até a Apple mudar as regras do jogo. Joe Stump (foto acima), acabou de fazer a sua parte em um post repleto de impropérios.

Stump, para quem não o conhece, é um ex-engenheiros do famoso site Digg, que decidiu aproveitar a plataforma do iPhone OS para desenvolver jogos e criou a companhia Blunder Move, responsável pelo jogo de xadrez chamado Chess Wars.

O aplicativo — que utiliza o Facebook Connect para permitir a interação com usuários da versão web do jogo — enfrentou diversos problemas desde o início da sua chegada à App Store. Novos jogadores não conseguiam sincronizar com o aplicativo e não participavam das disputas por causa de um bug que não foi notado nem pela Apple, nem pelo desenvolvedor.

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Uma atualização foi enviada para análise e, dias depois de ser liberada para a loja, o mesmo erro voltou a se apresentar. Novamente, nenhum dos dois lados sabia o que estava acontecendo. Stump desenvolveu, então, uma terceira versão para análise. Desta vez, a Apple simplesmente esqueceu o assunto e o aplicativo.

Depois de esperar seis semanas sem nenhum retorno, Stump procurou contatar amigos que conhecia na Apple para ajudá-lo na situação. Encaminhou emails para outros responsáveis, mas o silêncio da contraparte mostrou que tudo foi em vão.

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Diante desse dilema, o desenvolvedor resolveu apelar para um meio mais fácil de obter a atenção dos executivos em Cupertino: botou a boca no trombone, publicando toda a sua ira diante da situação, o que chamou a atenção dos principais sites de tecnologia e, por certo, deve ter chegado até a mesa de Phil Schiller.

“A Apple é similar a um bando de oportunistas filhos da p***”, declara ele, em seu post endereçado à comunidade de desenvolvedores, com o _singelo_ título “Passe o lubrificante enquanto somos f****** também pela Apple.”

Esta manhã, um representante da App Store — de nome Richard — informou a Stump que a atualização do Chess Wars submetida foi rejeitada por utilizar bolhas nas telas de conversa no mesmo estilo da interface Aqua, que é de propriedade da Apple.

Bolhas de chat da Apple vs. Joe Stump

Stump, que ainda pediu uma confirmação da propriedade do design pela empresa, ouviu um “sim” — ou seja, ela é mesmo marca registrada da Apple — e recebeu a sugestão para, da próxima vez, desenhar bolhas com menos brilho ou talvez fazê-las quadradas, só para evitar problemas futuros. E quanto ao bug, bom, é só um bug.

Se este episódio complica o futuro de Stump, que assiste a seu aplicativo sendo _apedrejado_ por todos os clientes que pagaram pelo jogo, a imagem da App Store sai ainda mais suja. Pois, de um lado, nem ele nem qualquer desenvolvedor merece esse tipo de tratamento; por outro, porque os consumidores estão, até que a situação se resolva, impedidos de usufruir o suporte e a diversão já pagos.

Concluo aqui, parafraseando o caro Hamlet: “Há algo de podre no reino de Cupertino…”

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