O melhor pedaço da Maçã.

Réplica: cinco motivos pelos quais Macs não superam PCs com o Windows 7

Primeiro, veio a corrida dos navegadores (Firefox, Safari, Internet Explorer, Opera e Chrome). Agora, com o lançamento de atualizações recentes dos principais sistemas operacionais (Mac OS X 10.6 Snow Leopard e Microsoft Windows 7), estamos de volta aos ringues.

Publicidade

Windows 7 na WWDC '09 com Bertrand Serlet

Na largada vem o Snow Leopard, que já está disponível dois meses antes da sétima versão do Windows em vários países pelo mundo. E já tem artigo pipocando reacendendo aquela velha discussão Mac vs. PC que todo mundo conhece… Um deles, publicado na PC World, mostra cinco motivos que tornam o Windows 7 insuperável.

Vamos analisá-los, um por um. 😉

1. Limpo, simples, e fácil de usar

As melhorias advindas do novo sistema operacional da Microsoft vêm em uma boa hora. Aero Peek, reformulação da barra de tarefas, entre outros recursos, facilitam e muito o uso do computador. Agora, será que sou só eu que sinto falta de Exposé, Stacks, Quick Look e outros mimos oferecidos pelo Mac OS X?

Publicidade

Um detalhe a mais é conhecer a diferença entre se acostumar e ser fácil de usar. O Windows é considerado “fácil” porque todos usam, há cursos de informática por toda a parte que massificam a informação e há mais pessoas a ajudar quando aparece um problema na máquina. O Mac, por ser diferente, torna-se mais “difícil” em um primeiro momento, já que tudo é novo e há um tempo de adaptação.

2. O Mac trava mais

Será que trava mais? Travar mais ou não, isso depende dos programas que rodam no sistema, e tirar a experiência de um usuário para generalizar algo tão subjetivo é um tanto estranho.

Publicidade

Por curiosidade: uma das maiores causas de travamento do Leopard está relacionada ao plugin do Flash Player. No Safari do Leopardo das Neves, por exemplo, existe um mecanismo que evita que todo o navegador trave por causa de plugins de terceiros.

3. Flexibilidade e baixo custo

Neste ponto concordo parcialmente com o autor. Para o Brasil, Mac é um produto caro comparado com os preços praticados no restante do mundo e em relação a PCs genéricos. Está melhor do que era antigamente, admito. Apesar disso, o mercado de usados é bem aquecido e permite que se compre um computador de boa configuração por um preço razoável.

Publicidade

Agora comparando não pela ótica apenas do preço, mas sim pelo investimento a longo prazo e qualidade, há de se incluir programas extras, como antivírus, custos de manutenção técnica decorrentes de infestação por malwares e também da funcionalidade. Incluso com todo Mac vem gratuitamente o iLife, um excelente conjunto de aplicativos que enriquece a experiência do usuário, oferecendo muitas funcionalidades interessantes.

Flexibilidade também é um ponto no qual a indústria do PCs leva a melhor, porém isto é uma espada de dois gumes, já que isto gera uma série de conflitos, uma maior possibilidade de falha e instabilidade no sistema decorrentes da escolha de peças de baixa qualidade.

4. Desempenho

Quanto ao desempenho, o autor afirma que ainda é cedo para testes e para comparações, e eu digo o mesmo. Ambos os sistemas melhoraram neste quesito. O Vista come poeira com o 7, e o Snow Leopard — que já instalei por aqui — tem me surpreendido em velocidade. Acredito que a tendência será de melhorar, com desenvolvedores otimizando seus programas para utilizar todo o poder de funcionalidades de 64 bits, OpenCL e Grand Central Dispatch.

O que vou pontuar e que foi esquecido é a questão do antivírus: alguns consomem mais recursos — como o Norton —, outros nem tanto, mas como um programa indispensável para Windows pode criar gargalos de desempenho no sistema! Alguém já viu a diferença de velocidade de um XP com antivírus e sem ele?

5. A segurança do Mac NÃO é melhor que a do Windows 7

Aqui, destaco duas questões: uma é o pertinente ao sistema operacional em si (suas fundações e estrutura); a outra, relativa ao usuário.

Enquanto o Mac OS X é baseado em UNIX, conhecido pela segurança e estabilidade, o Windows se utiliza de uma tecnologia do século passado, os famigerados registros e DLLs. O resultado disso é claro: em um tenho antivírus/antispyware instalados, e em outro estou mais seguro.

Registro do Windows WWDC '09 com Bertrand Serlet

Outra questão é sobre hábitos e costumes: nem o melhor antivírus e nem as melhores ferramentas de segurança serão suficientes se o próprio usuário é o “vírus”. Quem acha que só porque tem Mac está mais seguro cai no erro de achar que só o sistema é suficiente para mantê-lo afastado dos perigos do mundo virtual, o que está muito longe de ser verdade. O SO é um meio; o usuário é quem realmente tem o poder.

. . .

Independentemente das comparações, é fato que boas melhorias foram implementadas em ambos os SOs. Seja de Windows “Sete” ou de Mac OS X “Felino das Neves”, o usuário ganha mais poder em suas mãos.

[Dica do leitor Rafael Oliveira, muito obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Snow Leopard ainda não é suficiente para atrair a atenção de CIOs

Próx. Post

MyStore lança site oficial e promove concurso cultural

Posts Relacionados