O melhor pedaço da Maçã.

Apple registra patente de sistema anti-furto baseado no acelerômetro de iProducts

Apple Logo Pro

Apple Logo ProA equipe de engenharia da Apple está de vento em popa. Uma nova patente, registrada recentemente, sugere que o acelerômetro de iProducts poderá ser usado para detectar possíveis furtos de dispositivos.

Publicidade

Intitulado “Dispositivo de detecção de roubo baseado em acelerômetro para aparelhos eletrônicos portáteis”, o documento descreve um sistema anti-furto que utilizará dados coletados do acelerômetro — como a velocidade do movimento, aceleração e direção — para indicar se um gadget está sendo roubado.

A fim de evitar alarmes falsos, o sistema poderá incluir um filtro para diferenciar frequências de aceleração comuns ao uso diário dos aparelhos, isolando as que fugirem do padrão. Um aplicativo interno determinaria o procedimento a ser seguido, caso seja identificado um perfil de furto.

Na imagem abaixo, podemos observar um esquema com um conjunto de funções básicas que poderão ser dispostas na interface do usuário. Entre eles, controles para o volume do alarme, da sensibilidade da leitura e do tempo máximo para o alerta sonoro atingir o volume mais alto. Há ainda botões para habilitar o alarme e o áudio, assim como campos para a inserção de uma senha e uma mensagem de aviso.

Esquema da patente anti-furto da Apple

A Apple já integra acelerômetros em diversos dispositivos portáteis. Nos MacBooks, eles são utilizados para proteger a integridade dos dados armazenados no HD, travando o disco caso seja percebido que o laptop caiu. Em iPhones, iPods touch e iPods nano, eles são usados para diversas funções, como a reorientação da tela, controle de movimentos em jogos, além de serem úteis para monitorar o deslocamento do usuário.

Publicidade

A aplicação final da patente ainda é incerta, mas, caso seja implementada futuramente nos produtos da companhia, a Apple terá um razão ainda mais forte para justificar que o investimento em seus produtos vale mesmo cada centavo.

[Via: MacNN.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analista da iSuppli acredita que acordo de exclusividade da Apple com a AT&T será estendido nos EUA

Próx. Post

Apple lança novo comercial Get a Mac; veja também os dos novos iPods nano e touch

Posts Relacionados