O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor brasileiro lança jogo Senha (Mastermind) gratuitamente na iPhone App Store [atualizado]

Ícone do SenhaVou ser sincero: eu _quase_ fui injusto com o Lucas Algarra. Quando recebi um email dele ontem falando sobre seu jogo Senha, logo imaginei que seria mais um desenvolvedor começando a brincar com desenvolvimento para iPhone. Pelo menos, vi logo de cara que ele havia decidido não cobrar nada pelo seu trabalho, o que faz sentido para quem está chegando agora.

Publicidade

E não precisava. Senha é um dos jogos para iPhones/iPods touch mais bacanas e divertidos que já vi sendo criados por um brasileiro, e de quebra é um estilo de game que fascina e prende facilmente. Originalmente, ele foi lançado com o nome inglês Mastermind — inventado pelo israelense Mordechai Meirowitz no início da década de 1970.

Senha no iPhoneSenha no iPhoneSenha no iPhone

O app do Lucas chega em sua primeira versão já com um visual muito bem trabalhado e super completo em recursos. Você pode parar uma partida a qualquer momento e continuá-la mais tarde, há uma lista de recordes (registrados por tempo e quantidade de jogadas) e ainda uma tela com todas as regras do Senha, para quem nunca brincou com ele.

Mas o mais legal é que, em Opções, é possível escolher entre quatro níveis de dificuldade (fácil, normal, difícil e expert) e até mesmo a imagem de fundo do jogo. Ele já vem com cinco padrões, mas você pode selecionar qualquer uma da biblioteca do seu aparelho. Muito bem pensado! 😉

Senha no iPhoneSenha no iPhoneSenha no iPhone

Quanto mais difícil, mais opções de cores aparecem no rodapé da tela da partida. Para posicioná-las, basta tocar na cor desejada e arrastar para o espaço em branco, na linha superior. O cabeçalho da interface mostra em que linha você está, quanto tempo já passou e o seu progresso para desvendar a senha da vez. Bolinhas pretas indicam cor certa no lugar errado; bolinhas brancas indicam cor certa no lugar certo.

Publicidade

Pelo pouco que já brinquei por aqui, vi que serão horas de muita diversão com esse jogo. Não tenho nada a me queixar sobre a sua funcionalidade, apenas sugeriria que o Lucas trabalhasse um pouco na otimização dele (achei um pouco pesado no meu iPhone 3G) e que, quem sabe, habilitasse um modo de desafio para dois jogadores na próxima versão, assim amigos poderiam realizar competições entre si.

Publicidade

O Senha requer o firmware 3.1 ou superior de iPhones/iPods touch e pesa 2,1MB na App Store.

Atualização

De acordo com o próprio Lucas, o Senha está de graça na App Store por tempo limitado. Daqui a alguns dias, ele passará a custar US$1 — o que, na minha opinião, ainda é muito pouco.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jim Cramer vai além de todos os analistas da Wall Street e prevê preço-alvo de US$300 para ações da Apple

Próx. Post

Apple atualiza lista de modelos de Macs clássicos e/ou obsoletos

Posts Relacionados