Porta-voz da NVIDIA “confirma” que Intel não suportará USB 3.0 antes de 2011

Já era de esperar que a Intel não suportaria USB 3.0 antes de 2011, mas, desta vez, quem voltou a bater nessa tecla não foi uma fabricante de chips qualquer, e sim a NVIDIA, conforme informaTG Daily. Um porta-voz da empresa aparenta ter confirmado a especulação via email na semana passada, com base nas mesmas fontes que divulgaram informações sobre o assunto há alguns dias.

USB logo

O porta-voz afirmou que a iniciativa da Intel está impedindo a indústria de ter acesso a updates significativos para construção de hardware, servindo como crítica para o fato de ainda querer monopolizar a distribuição de chipsets para seus processadores. “Com nenhuma concorrente em chipsets, parece que a Intel decidiu que a inovação não é necessária para breve no padrão USB”, disse ele.

A NVIDIA poderia estar trabalhando nesse e em outros recursos para os seus chipsets, mas eles não seriam liberados para uso com processadores Nehalem enquanto a briga de licenciamento entre as duas empresas não tenha um final favorável a ela. Por causa disso, a Apple foi apenas uma das fabricantes forçadas a modificar o processo de fabricação dos seus computadores, deixando de empregar a GeForce 9400M como hardware gráfico para alguns dos novos iMacs.

Ao que tudo indica, a Intel dará prioridade para a sua nova tecnologia Light Peak, que, apesar de transferir dados no dobro da velocidade da USB 3.0, ainda não é vista de forma confiável por muitos. Deixar de lado o suporte para dispositivos USB 3.0, apesar das suas restrições técnicas, seria uma atitude que desagradaria muita gente na indústria de PCs, caso toda essa especulação fosse confirmada.

[via Electronista]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes