O melhor pedaço da Maçã.

Entenda melhor o recurso de equalizador do iTunes (e outros)

Ícone do iTunes 9

Ícone do iTunesMuitas vezes sentimos que o som de nossas músicas no iTunes não está da maneira que desejamos, e em diversos casos somos obrigados a recorrer a algumas alterações, como configurar o equalizador digital, que pode ser ativado no iTunes 9 na opção Janela » Equalizador (ou pelo atalho Command + Option + 2).

Publicidade

Para quem não sabe, equalizador digital é uma ferramenta de ajuste na qual se tem um controle básico sobre os tons agudos, médios e graves do som.

Screen shot 2009-11-16 at 11.22.49

Opções padrão de equalizadores

O iTunes (e o iPod) traz por padrão 22 presets — equalizadores pré-configurados com certos estilos musicais e circunstâncias.

Publicidade

Em português, são eles: Acústica, Amplificar Graves, Reduzir Graves, Clássica, Dança, Deep, Eletrônica, Flat (Normal), Hip Hop, Jazz, Latina, Intensidade, Lounge, Piano, Pop, R&B, Rock, Alto-Falantes Pequenos, Voz, Amplificar Agudos, Reduzir Agudos e Ampliar Voz. É possível também criar sua própria configuração de equalizador, na opção “Criar Pré-ajuste”.

Screen shot 2009-11-26 at 10.27.07 PM

Pré-amplificador

O pré-amplificador (ou Preamp) permite aumentar ou reduzir o volume total de todo o espectro de frequência, aumentando a quantidade de decibéis por igual entre todas as frequências. Porém, um aumento superior a seis decibéis pode distorcer a qualidade da música na maior parte dos sistemas de som.

Screen shot 2009-11-16 at 11.54.39

Faixas do equalizador

Uma boa explicação das faixas do equalizador pode ser encontrada no site MethodShop.com, escrita por Rich Tozzoli, que detalha o que cada faixa do equalizador abrange.

Sugestão de equalizador

Por fim, existe uma sugestão inserida no Mac OS X Hints de uma suposta configuração “perfeita” do equalizador. A configuração sugerida é esta:

Screen shot 2009-11-16 at 11.42.23
dB +3, +6, +9, +7, +6, +5, +7, +9, +11, +8 dB

A própria página explica que não existe tal ajuste ideal, tendo em vista que o fato de utilizar-se de um equalizador é escutar um som modificado, diferente de como foi gravado no original, além do que a qualidade varia de acordo com as caixas de som utilizadas e também pelo arquivo em si, pois há perdas de sinal pela compressão do áudio para MP3/AAC (e outros formatos quaisquer, com exceção dos Lossless).

Publicidade

De qualquer forma, a configuração acima para ajustar o equalizador é apenas uma sugestão, podendo melhorar ou piorar a qualidade do som, dependendo destes e de outros fatores. Mas claro, a melhor maneira de aprimorar a qualidade do áudio sem apelar para equalizadores é simples: comprar uma boa caixa de som. 😉

Se você ficou interessado em conhecer outras funcionalidades do iTunes, abordamos em artigos anteriores explicações sobre o campo Album Artist, utilização do campo BPM com o Tangerine, campo Grouping, como brincar com o Party Shuffle e uma dica de como adicionar capas em álbuns no iTunes com o Cover Art. Por fim, meu programa predileto de iTunes, o GimmeSomeTune, que adiciona automaticamente capas e letras nas músicas do iTunes (desde que as tags estejam corretamente preenchidas), mas falamos também em outras opções.

Afinal, “we all love music”. 🙂

[via iTunes Tutorials]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple inicia testes de campo do iPhone de quarta geração (3,1)

Próx. Post

Apple busca especialista para levar aplicativo Maps do iPhone “um nível acima”

Posts Relacionados