O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Apple não adotará chips Arrandale da Intel em seu formato padrão

Rumores iniciados durante o último final de semana a respeito dos planos da Apple sugerem que ela não adotará a linha “Arrandale” de chips da Intel, ao menos por enquanto. O formato padrão dos modelos que estarão presentes nela traz um chipset gráfico integrado, componente já considerado como o principal motivo para a rejeição do seu uso em MacBooks.

Publicidade

MacBooks Pro

Junto desta linha (que inicialmente oferecerá três modelos de processadores), a Apple também teria rejeitado a plataforma “Calpella” (sugerida para o Mac mini), devido ao mesmo motivo. Apesar de o poder gráfico existente nas novas GPUs integradas da Intel ter crescido significativamente, parece que as futuras atualizações na linha de Macs não deixarão de usar soluções gráficas da NVIDIA.

A fonte da especulação sugere que a Intel teria que fornecer uma versão especial dos chips “Arrandale” para a Apple (sem gráficos integrados), mas apesar de as duas empresas terem mostrado sinais de colaboração mútua no passado, as implicações técnicas para isso não seriam muito favoráveis para quem produz os processadores. Além disso, ainda será possível incluir uma GPU dedicada na arquitetura de futuros MacBooks Pro, mesmo baseados em processadores com gráficos integrados já inclusos.

Publicidade

Toda essa preocupação sobre o futuro dos portáteis da Apple é bastante afetada pela briga judicial entre Intel e NVIDIA, em que a atual fornecedora de GPUs para Macs foi impedida de produzir novos chipsets para eles, a fim de funcionarem com os processadores Core i5, i7 e posteriores. Desde então, alguns produtos da Maçã já foram produzidos em formatos que evitam o uso desses componentes, incluindo o Mac Pro e os modelos quad-core do novo iMac de 27 polegadas.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Análise da Flurry sobre smartphones mostra o quanto o iPod touch é importante para a Apple

Próx. Post

Fluxograma mostra o que namorados podem (ou não) fazer com seus iPhones ;-)

Posts Relacionados