Dados recentes da NPD Research Group revelam um crescimento absurdo de vendas de notebooks da Apple de 2007 para 2008. De acordo com o MacDailyNews, a fatia de mercado da Maçã no segmento atingiu 10,6% no 2º trimestre deste ano — de 6,6% no mesmo período do ano passado.
Como você pode acompanhar pela tabela, a maior parte do market-share da Apple — com o maior crescimento entre todas as fabricantes: mais de 60% — foi roubado da Acer e da Toshiba. A Dell é a primeira (21,9%) e tem a HP na sua cola (21,4%). Na frente da Maçã, só há a Acer (incluindo as marcas Gateway e Packard Bell), com 14,4%.
O ranking da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), porém, é bem diferente e nem sequer lista a Apple entre as cinco maiores fabricantes:
De todos os portáteis, os laptops com telas de 13,3 a 16 polegadas foram os que mais cresceram; eles dominam o mercado, compreendendo 88,5% do total. Os notebooks-quase-desktops (com telas de 17 polegadas ou mais) tiveram uma pequena queda e possuem agora 7,5% da fatia de mercado. Os ultra-portáteis (de 10,4 a 12,1 polegadas) registraram 4% de market-share.
Tudo indica que nos próximos meses muitas mudanças ocorrerão neste mercado. Ambas AMD e Intel estão lançando novas plataformas que em breve passarão a ser implementadas pelas fabricantes, incluindo a própria Apple, é claro, que deverá lançar novas linhas de MacBooks e MacBooks Pro em outubro. Se a Maçã optar por preços agressivos nos seus modelos mais básicos, é bem possível que sua performance de vendas seja ainda mais acelerada.