Apple abre nova reclamação de comércio contra a Nokia; quer barrar importação de seus telefones

A Nokia chuta, a Apple rebate. Enquanto ambas brigam na justiça com acusações cruzadas sobre violações de patentes, elas tentam também bloquear a importação de produtos uma da outra na International Trade Commission.

Ilustração: Gizmodo

A ITC é a comissão responsável por avaliar e cuidar de práticas de comércio ilegais/injustas nos Estados Unidos. Como estamos falando de duas gigantes, ambas com argumentos muito complexos e que necessitam de avaliações ponderadas e demoradas, é bem difícil acreditar que a ITC fique do lado de uma delas tão precocemente.

Depois do novo ataque feito pela Apple no final desta sexta-feira (15/1), a Nokia já emitiu uma resposta: “Estudaremos a reclamação quando ela for recebida e continuaremos a nos defender vigorosamente”, disse Mark Durrant, porta-voz da fabricante de celulares finlandesa. “Todavia, isso não altera o fato de que a Apple falhou ao não concordar com os termos apropriados de uso de tecnologias da Nokia e quer aproveitá-las gratuitamente desde que lançou o primeiro iPhone, em 2007.”

Em meados de outubro, a Nokia anunciou um prejuízo de US$834 milhões — o seu primeiro desde 1996. Logo depois, a Apple conquistou 2,5% do mercado mundial de telefonia celular e superou a Nokia como a mais lucrativa. Entre smartphones a Maçã já tem 17,1% de market share, aproximando-se rápido da Nokia e da Research In Motion (RIM).

[dica do Alexandre Novarro, via Bloomberg.com]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes