MacMagazine consegue acesso ao SDK para o iPhone OS 3.2 (exclusivo para iPad)

Com uma gentil ajuda de um dos nossos amigos desenvolvedores, nós conseguimos acesso à nova versão do SDK do iPhone OS — destinado ao desenvolvimento de aplicativos para a iPad e também para iPhones e iPods touch —  e analisamos suas principais novidades. O kit de desenvolvimento pode ser obtido agora por qualquer desenvolvedor registrado no programa da Apple para sua plataforma móvel (isto é, dentro dos programas de desenvolvimento Standard e Enterprisesem custo adicional.

Nas ferramentas de programação não foi alterado muito além do suficiente para oferecer suporte ao desenvolvimento de apps para a iPad — embora seja possível encontrar algumas mudanças importantes para desenvolvedores de softwares para a iPhone App Store. Como o novo produto apresentado hoje pela Apple possui novos elementos de interface gráfica, é óbvio que desenvolvedores poderão acessar essas funções e fazer de seus aplicativos produtos mais eficientes para visualização numa resolução maior.

Então, a seguir apresentamos um condensado do que desenvolvedores irão achar de novo quando estiverem explorando o poder de criação de softwares para iPads. No momento, o iPhone OS 3.2 apenas é suportado para o desenvolvimento de produtos que rodarão na tablet da Apple, então é importante que isso fique claro desde já.

Destaques

Há algumas novidades que devem ser destacadas:

Outras novidades

Foram implementadas funções específicas para se lidar com documentos em aplicativos para o iPhone OS, permitindo que trabalhar com arquivos de uma forma mais próxima à dos aplicativos desktop. Um app móvel para a versão 3.2 do sistema poderá identificar uma extensão de documento, gerar PDFs e até ser desenvolvido com base num sistema de compartilhamento de arquivos entre dispositivo e computador, possibilitando que um documento criado no software possa ser transferido para um computador através de um dispositivo de armazenamento independente, que o próprio sistema cria nesses casos. A partir dele, arquivos podem ser copiados, movidos ou excluídos.

A manipulação de textos também foi extremamente beneficiada para desenvolvedores da apps para iPhone, que poderão implementar suporte à manipulação de fontes, definir objetos diferentes para entrada de textos ou então incluir suas próprias fontes de conteúdo nos binários enviados para a App Store. Isso permite um alto nível de personalização visual de softwares, além de ser extremamente útil para fins de independência de resolução — julgando que apps para iPhones/iPods touch também deverão rodar na iPad.

A Apple também fez mudanças no seu player de mídia móvel para suportar a personalização visual dele, além da inclusão de controles personalizados. Por fim, merecem destaque diversos aprimoramentos na tecnologia Core Animation, para facilitar a implementação de certos efeitos e o controle preciso de animações com gestos multi-touch.

Desenvolvimento de aplicativos para a iPad

No momento, o iPhone OS 3.2 é exclusivo para a criação de apps compatíveis com a iPad, mas a partir do momento que os desenvolvedores começarem a tomar contato com as novas ferramentas, será possível notar a possibilidade de criação de softwares em três formas diferentes. Primeiro, será possível otimizar um app que já exista para iPhones/iPods touch, a fim de executá-lo na iPad — o que a Apple considera como um processo de criação de um aplicativo universal para iPhone OS.

Adicionalmente, os desenvolvedores poderão escolher entre manter o suporte aos dois tipos de hardware num mesmo projeto com funções diferentes, ou então começar do zero um segundo projeto para iPad. Cada desenvolvedor é responsável pelo caminho que quiser seguir; porém, a Apple não recomenda a criação de um projeto do zero para valorizar o que está presente num app da atual App Store, considerando isso perda de tempo.

Dependendo de como cada desenvolvedor implementou funções em aplicativos, passos extras deverão ser seguidos para portar um app do iPhone OS atual para a iPad. Em todo caso, a documentação atual que cobre o funcionamento do produto contém uma boa base de informações para todos.

Como deu pra perceber pela primeira imagem, é possível testar aplicativos para a iPad num simulador específico, integrado ao iPhone Simulator antigo — enquanto o produto não é disponibilizado, ele é o melhor jeito de se começar a trabalhar com a tablet. Entretanto, o conjunto atual de ferramentas do SDK 3.2 apenas roda no Mac OS X 10.6 Snow Leopard ou superior, o que significa que todos os desenvolvedores que não migraram para a versão mais atual do sistema estão na melhor hora para fazê-lo.

O acesso às ferramentas de desenvolvimento para a iPad pode ser feito a partir desta página.

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