Com base em dados de vendas provenientes de lojas norte-americanas, o NPD afirmou hoje que Macs continuam a dominar o mercado de computadores com preços superiores a US$1.000. Durante o quarto trimestre de 2009, a Apple manteve 90% de market share nesse segmento do mercado, conseguindo ainda diminuir o preço médio pago pelos seus computadores — de US$1.500 em relação ao Q4 de 2008, esse valor caiu para US$1.361 no ano passado.
Embora isso seja bom para a empresa — afinal de contas, praticamente todos os usuários que optam por máquinas de maior valor escolhem Macs —, dominar apenas essa faixa de preços do mercado de computadores não tem contribuído em nada para diminuir o uso de PCs com Windows ao redor do globo. Aliás, a maioria arrasadora deles que é vendida em lojas norte-americanas tem preços dentro da faixa de US$500, uma área na qual muitos analistas acreditam que a Apple vai competir apenas em 2010, com nada mais do que o seu novo iPad.
Há dois problemas nessa ideia: primeiro, a tablet da Apple não foi concebida para competir com computadores; segundo, é importante destacar que os produtos dela mais acessíveis também estão mandando muito bem nas vendas — nós destacamos os bons números do Mac mini por aqui há poucos dias, por exemplo. Tanto ele quanto o MacBook dobraram sua participação no mercado em 2009, graças à adição de novidades boas em seu hardware e (no caso do MacBook) uma leve queda nos preços em relação a 2008.
Enquanto isso, as vendas de PCs passam por um momento curioso, que é a constante redução no preço médio pago por uma máquina. Em 2009, esse valor nos Estados Unidos caiu para apenas US$475, seguindo um ritmo que poderá transformar até mesmo os computadores de US$500 em máquinas premium no futuro.
[imagem: Boy Genius Report.]