Que tal rodar o Mac OS X 10.3 Panther num Nokia N900?

É, pessoal: agora sim o Mac OS X finalmente roda em celulares — ou quase isso… Com a ajuda do software PearPC (emulador da plataforma PowerPC) o finlandês Toni Nikkanen foi capaz de colocar a versão 10.3 Panther do sistema da Apple para rodar no smartphone N900, da Nokia. Você pode conferir um pouco do funcionamento dele no aparelho assistindo ao vídeo a seguir:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cFjl3Ob3VpU[/youtube]

Obviamente, é possível notar que o sistema não roda nada bem no aparelho — se você reparar no relógio do N900 e nos cortes do vídeo, ele precisou de quase duas horas para carregar o Mac OS X e abrir a tela “Sobre este Mac”, no menu Apple. Embora o N900 seja um smartphone bem veloz, ele não foi capaz de oferecer hardware suficiente para rodá-lo, tanto em termos de processamento quanto de aceleração gráfica.

De qualquer forma, é interessante ver como os aparelhos que podem ser discretamente acomodados em nossos bolsos se tornaram tão poderosos a ponto de possibilitar essas coisas — ainda que de forma bastante improvisada… Imagine, por exemplo, quais possibilidades estarão ao nosso alcance no futuro, quando um iPhone puder ser equipado com o hardware de um iPad (ou de um gadget ainda mais poderoso).

[dica do Giovanni Coutinho e do Alexandre Novarro]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes