Microsoft ainda lidera em utilização de email e mensageiros instantâneos no Brasil, diz comScore

A comScore publicou hoje resultados de uma pesquisa realizada em dezembro de 2009, focada no uso de serviços de email e mensageiros instantâneos no Brasil. Em ambas as áreas a Microsoft ainda lidera, apesar de estar bastante ameaçada pelo sucesso crescente do Google e outros.

“A Microsoft continua resistindo firmemente em diversos aplicativos de consumo no mercado latino-americano”, afirmou Alex Banks, diretor da comScore para a América Latina. “Todavia, diversas outras marcas também estão fortalecendo seus músculos nesse mercado em desenvolvimento, incluindo Google e Yahoo!. Será interessante ver como esse cenário competitivo mudará nos próximos um ou dois anos, com tantas marcas de consumo focadas na internet adentrando nessa corrida digital pelo ouro.”

Principais aplicativos de email baseados na web

Em dezembro, mais de 24 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais acessaram webmails — 18% a mais que há um ano. A maioria deles (20 milhões) utilizou o Hotmail, com o Gmail aparecendo em segundo — agora com 8,4 milhões de usuários (51% a mais que em dezembro de 2008). O Yahoo! está em terceiro com 7,1 milhões (também crescendo, porém 20%) e o UOL Mail em quarto, com 4 milhões de visitantes — 14% a mais que no ano anterior. Curiosamente, apenas 34% dos usuários do Hotmail *também* visitaram o Gmail, enquanto o inverso dispara para 81%.

Principais aplicativos de comunicação instantânea

Aqui a Microsoft domina ainda mais, com 96% dos 22,4 milhões de usuários da categoria. O segmento no geral está crescendo lentamente (5%), enquanto a audiência geral da internet brasileira subiu 20%. Nomes menores tiveram crescimentos bastante significativos de 2008 pra cá: o EBuddy.com disparou 330% (agora com 1,8 milhão de visitantes), seguido do Meebo em 103% (840 mil visitantes) e do Iminent.com em absurdos 1.236% (agora com 686 mil visitantes).

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes