Eis algo bastante polêmico: a Retrevo liberou na última sexta-feira o resultado de um estudo acerca da chegada do iPad, afirmando que a grande maioria dos consumidores não se interessou pelo produto, e que seu lançamento também não teria sido bem-sucedido o suficiente para convencer os que achavam que precisariam de uma tablet da Apple.
Segundo eles, depois da keynote de Steve Jobs, na semana retrasada, a porcentagem de pessoas “definitivamente não-interessadas” pelo iPad subiu de 49% para 61%:
Preocupada com sua reputação/credibilidade futura, a Retrevo afirma que se o iPad virar realmente um sucesso será algo surpreendente, contrariando tudo o que ela apreendeu com suas pesquisas. E, na minha opinião, as chances de isso acontecer são muito grandes.
A pesquisa da Retrevo ignora todo o fato de que a Apple raramente cria/lança produtos com base no interesse direto e imediato dos consumidores. Steve Jobs é famoso por trazer ao mundo coisas das quais não necessariamente precisamos, mas que acabamos desejando.
Além disso, o estudo da Retrevo foi realizado logo após o anúncio do produto, que ainda demorará algumas semanas para chegar ao mercado. Estamos, portanto, naquela fase de “desapontamento pós-avalanche de rumores”, isto é, aos poucos os consumidores passarão a ver mais valor no produto, sem falar no que a Apple provavelmente ainda tem para anunciar em relação a ele.
Curiosamente, ainda assim a pesquisa traz outro dado interessante: depois do anúncio do iPad, a porcentagem de pessoas “definitivamente interessadas” em comprar a tablet pulou de 3% para 5% (não se engane: o crescimento é de 66%!) — e isso com informações ainda limitadas e sem basicamente quaisquer apps adaptados para o produto.
O burburinho do lançamento no dia 27 de janeiro também ajudou a aumentar bastante a parcela de pessoas que já teriam ouvido falar do iPad, de 48% para 80% dos participantes da pesquisa da Retrevo.
[via Appletell]