O melhor pedaço da Maçã.

Tecnologia Optimus, da NVIDIA, permitirá que suas GPUs funcionem com os mais recentes processadores da Intel

Nós comentamos a respeito da nova tecnologia Optimus que a NVIDIA preparou para notebooks em janeiro, pouco antes da CES. Agora que os primeiros notebooks baseados nela começaram a aparecer no mercado (e serão 50 até o início do segundo semestre), estima-se que ela seja a solução que fabricantes como a Apple aguardavam para migrar seus produtos para os mais recentes processadores da Intel, sem dispensar os chips gráficos que já utilizam em troca da GPU integrada dos novos Core i3, i5 e i7.

Publicidade

A Optimus possibilita que uma solução gráfica integrada da Intel possa funcionar junto de uma GPU da NVIDIA, lidando automaticamente com a troca entre uma e outra conforme as tarefas desempenhadas pelo usuário. Ela se assimila, em certos aspectos, com a tecnologia atual usada em MacBooks Pro para alternar entre a GeForce 9400M (integrada) e a 9600M GT (dedicada), com exceção do fato de que não é preciso lidar com essas mudanças manualmente — embora essa opção esteja disponível para uso das fabricantes.

Acredita-se que essa opção infelizmente seja usada pela Apple, pois a alternação automática entre GPUs dependerá de um processo de verificação que é controlado via software pela NVIDIA, algo que pode vir a ser fornecido apenas para PCs com Windows. De qualquer forma, quem usa um MacBook Pro já está habituado a trabalhar com o hardware gráfico que melhor atenda às suas necessidades, fazendo a mudança nas Preferências do Sistema (System Preferences).

Publicidade

Além dos gráficos dedicados da NVIDIA, notebooks baseados na tecnologia Optimus terão de usar como solução integrada a própria GPU fornecida pela Intel junto ao seus recentes processadores. O problema é que, mesmo oferecendo maior autonomia de bateria, ela chega a ser oito vezes mais lenta em relação aos modelos dedicados — que poderão ser GeForces das séries 200M e 300M, entre outras.

[via Gizmodo]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Online Store Brasil remove iMac de 20″ e disponibiliza Magic Mouse separadamente [atualizado]

Próx. Post

MD Creativity lança jogo de Soma para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados