O melhor pedaço da Maçã.

Testes indicam superioridade de desempenho do Parallels Desktop 5 em relação ao VMware Fusion 3

Aplicativo de virtualização da Parallels é 30% mais veloz que o Fusion para uso do Windows XP e 43% mais veloz para a execução do Windows 7.
Parallels Desktop

Como de praxe, a revista MacTech publicou recentemente o seu comparativo anual de aplicativos de virtualização para o Mac OS X, colocando a última versão do Parallels Desktop e a mais recente do VMware Fusion dentro de uma série de testes de desempenho. Ambos os softwares estão ótimos em suas mais recentes versões — significando que é uma boa hora para escolher entre um deles e comprar, caso esteja precisando —, mas no final dos benchmarks da revista, quem se deu bem novamente foi o Parallels Desktop.

Publicidade

Compartivo — Parallels Desktop vs. Fusion

Ele já garantiu a vitória contra o produto da VMware em edições anteriores do estudo da MacTech, mas desta vez o Fusion deixou bastante a desejar em termos de performance. Após uma média geral de todos os testes realizados pela revista nessa área, foi comprovado que o Parallels Desktop 5 é 30% mais veloz na execução do Windows XP e 43% mais veloz no uso do Windows 7 — isso não significa, contudo, que a última versão do sistema da Microsoft é melhor para fins de virtualização, pois o Windows XP ainda é o mais recomendado para isso.

O maior ponto positivo da solução da Parallels é seu suporte gráfico para máquinas virtuais, que é muito mais abrangente e veloz quando comparado com o Fusion, limitado às últimas versões do Windows. Fica claro, portanto, que o Parallels Desktop é a melhor escolha para quem busca o máximo de performance gráfica 3D para jogos e aplicativos profissionais — não é à toa que a Autodesk o recomenda para o uso dos seus aplicativos indisponíveis no Mac OS X.

Contudo, é importante lembrar que a escolha final sempre é particular de cada usuário, com base nas suas respectivas necessidades. A análise completa da MacTech é bastante recomendada para aqueles que estão indecisos entre o Parallels Desktop e o Fusion, podendo ser conferida aqui — além dela, não deixe de ler nossa resenha sobre a última versão da solução de virtualização da VMware, publicada em janeiro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft lança atualização para usuários do Office for Mac 2004

Próx. Post

Atenção, desenvolvedores: também é possível testar sites da web para o iPad com o SDK 3.2

Posts Relacionados