Panic lança ShrinkIt, aplicativo para compressão de PDFs criados pelo Adobe Illustrator

Visando ajudar designers e desenvolvedores de aplicativos, a Panic lançou ontem um pequeno utilitário para reduzir o espaço em disco ocupado por PDFs com gráficos vetoriais criados no Illustrator, o ShrinkIt. A tarefa dele é automatizar a conversão de documentos exportados como PDFs do aplicativo da Adobe por meio do próprio processador de PDFs da Apple, usado no Pré-Visualização (Preview).

Obviamente, você deve estar se perguntando: “Pra que converter um PDF do Illustrator como um PDF do Preview?” Bom, acontece que o método de exportação de PDFs da Adobe é bastante ineficiente, pois ele inclui uma série de informações e dados nos documentos que são inúteis na prática e tornam os arquivos vetoriais dezenas de vezes maiores quando comparados com o PDFs da Apple, que são bem mais leves.

Se você pegar um gráfico vetorial do Illutrator exportado como PDF e, em seguida, salvá-lo como PDF novamente no Preview, o espaço em disco dele cairá significativamente. O motivo pelo qual designers e desenvolvedores de aplicativos se interessarão por isso é que PDF é o formato de imagem padrão exigido pela Apple em softwares que precisam exibir botões e outros elementos de interface em múltiplas resoluções de tela (resolution independence), evitando distorções gráficas que podem ser constatadas ao usar imagens comuns.

O ShrinkIt é gratuito e requer o Mac OS X Snow Leopard. Para baixá-lo, clique aqui (ZIP, 181KB).

[via Mac+]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes