Google oficializa adeus ao Gears; foco agora é HTML5

Talvez ainda fosse cedo no comecinho de dezembro do ano passado, Silvão, mas não mais: o Google oficializou ontem que está abandonando o projeto Gears e trabalhando para levar todos os seus benefícios e capacidades ao novo padrão da web HTML5. Isso explica, portanto, a falta de novidades no Gears há tanto tempo.

A notícia vem como uma bomba para usuários e desenvolvedores, que atualmente utilizam o Gears em massa para diversos produtos/serviços na web. O software é necessário para viabilizar uma série de recursos, além de contribuir bastante para a performance de determinados sistemas.

De acordo com o Google, o suporte ao Gears será bastante limitado daqui em diante — pelo menos até a maioria dos apps (e suas bases de usuários, é claro) migrem para o novo ecossistema baseado em padrões. O Chrome sai na frente, já incluindo APIs de geolocalização e outras relacionadas a bancos de dados antes presentes no Gears.

Para usuários do Safari no Mac OS X 10.6 Snow Leopard, a má notícia é que o Gears nunca rodará nele. Até mesmo o Firefox 3.6 ganhará uma versão compatível em breve, mantendo suporte paralelo oferecido ao Internet Explorer — porém nada além disso.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes