A firma de análises de lojas de aplicativos móveis Distimo divulgou nesta semana uma pesquisa completa que colocou as diversas app stores hoje existentes lado a lado. A publicação foi feita através do site ReadWriteWeb.
Os gráficos a seguir mostram o quanto a Apple ainda continua anos-luz à frente de suas concorrentes, com um crescimento absurdamente mais acelerado — e isso considerando que sua loja já é de longe a maior de todas.
O Android está conquistando terreno, mas um dos seus grandes pontos negativos mais apontados por desenvolvedores é o sistema de pagamento de apps oferecido pelo Google. Não é à toa que o Market é o que apresenta a maior porcentagem de apps gratuitos: 57%, contra apenas 25% da iPhone App Store. A Nokia Ovi está no extremo oposto, com apenas 15% de títulos grátis.
Considerando o tamanho do acervo, a Apple já superou a marca de 150.000 apps, enquanto o Android aproxima-se de 20.000. Somadas, todas as concorrentes têm hoje 21,8% do número de títulos da App Store.
Em preços médios, o BlackBerry App World vem no topo, com US$8,26, seguido do Windows Marketplace for Mobile, com US$6,99. A App Store está em US$3,62, mas a menor é o Palm App Catalog, com US$2,53.
Com a chegada do iPad, o ecossistema da Apple tem tudo para se tornar ainda mais variado e agitado. As concorrentes que se segurem! 😉