O melhor pedaço da Maçã.

Nova patente da Apple volta a destacar seu interesse por comunicações de pequeno alcance (NFC) em Macs e iPhones

Já fizemos comentários no passado sobre patentes e rumores de que a Apple implementaria algum tipo de suporte a comunicações de pequeno alcance (ou Near Field Communications, ou ainda NFC) em iPhones, embora nada disso tenha aparecido na prática até o momento. De qualquer forma, a empresa continua a registar patentes que destacam a integração dos seus produtos com esse tipo de tecnologia, visando a cumprir tarefas específicas.

Publicidade

Há diversos tipos de possibilidades envolvendo tecnologias de comunicação em pequeno alcance — imagino que as mais comuns sejam substituir cheques e cartões de crédito por celulares ou algo assim —, mas a ideia da Apple ao implementar isso num gadget como o iPhone é oferecer suporte a todas elas, tanto via hardware, quanto via software. Por meio de imagens obtidas pelo Patently Apple, fica claro que a nova tecnologia de NFC se tornará um componente importante da arquitetura de um iPhone.

Além disso, o invento da Apple já descreve uma série de possíveis aplicações da tecnologia, incluindo o controle de um MacBook Pro por meio de um dos seus smartphones. Quando ambos estiverem equipados com o hardware de comunicação de pequeno alcance, seria possível transmitir ações especiais do iPhone para o portátil, além da possibilidade de se trabalhar com conteúdo na sua tela.

Um aspecto interessante dessa parte do invento é que também seria possível mesclar a segurança da conexão entre ambos via NFC com a velocidade e estabilidade de outras interfaces de rede, permitindo que esse controle seja mantido fora do alcance suportado pela nova tecnologia.

Além de permitir controle de MacBooks, o invento sugere ainda uma possível integração de iPhones com sistemas de segurança de edifícios e uso para identificação, que estariam disponíveis para usuários através de interfaces de segurança confiáveis, protegidas por senhas contra acesso não-autorizado e comandos de “destruição” remota de dados.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Executivo da Apple discursará hoje na Goldman Sachs Technology & Internet Conference 2010

Próx. Post

Navegador Camino é atualizado para a versão 2.0.2

Posts Relacionados