O melhor pedaço da Maçã.

Review: Attic, redescubra músicas perdidas em seu iPhone/iPod touch

Existem três campos de metadados no iTunes/iPod — contagem de reproduções (play count), data da última reprodução (last played) e contagem de omissões (skip count) — que poucos dão importância, mas que ao menos um desenvolvedor de iPhone soube utilizar de forma bastante criativa: a Tapku, que em parceria com a Taptivate lançou recentemente na App Store o Attic.

Publicidade

Attic no iPhone

A ideia do software é bem simples: usar esses metadados para determinar e oferecer a você a oportunidade de escutar álbuns/músicas há tempos abandonados em sua biblioteca. A forma como ele faz isso é que é super bacana, a começar pela sua interface, que contou com o trabalho detalhista do designer brasileiro Marcelo Marfil.

O programa apresenta 15 álbuns numa estante de duas colunas (não entendi por que não escolheram um número par), colocando-os dentro de capinhas de plástico transparentes. Se a sua biblioteca estiver bem organizada e recheada de imagens, a experiência evidentemente será melhor ainda.

Attic no iPhoneAttic no iPhoneAttic no iPhone

No cabeçalho, você pode optar por ouvir as músicas linear ou aleatoriamente. Do outro lado, um ícone de varinha mágica permite que você desfrute do que ele oferecer sem fazer nada. No rodapé, encontram-se os controles de reprodução, com um visual/funcionalidade de gravador de fitas cassete antigo — muito bacana e com um ar nostálgico.

Publicidade

Com um duplo-toque em qualquer LP/álbum, você obtém informações sobre a sua última reprodução, a quantidade de faixas disponíveis, contagem de reproduções e contagem de omissões. Quando quiser, pode tocar em qualquer um e arrastá-lo para a entrada de discos na parte inferior central do app. Os efeitos visuais e sonoros são bem legais!

Publicidade

Confira um vídeo especial de apresentação do Attic:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tFDrfbKGO9w[/youtube]

Pra mim, o Attic peca em dois aspectos principais: 1. não oferecer a oportunidade de trocarmos os 15 álbuns oferecidos por ele e descobrimos outras músicas abandonadas, e 2. não proporcionar uma visão das músicas em lista, para você saber exatamente o que vem por aí e, assim, ter mais controle sobre a sua discoteca.

O Attic requer o firmware 3.1.3 ou superior de iPhones/iPods touch e custa US$1 na App Store (1,8MB). Ele está disponível nos idiomas inglês, francês, alemão, espanhol, dinamarquês, sueco e japonês. Alguém se candidata a ajudar a Tapku na localização para o português? 😉

Promoção-relâmpago: concorra a cinco promo codes do Attic!

Simples: os cinco primeiros leitores que derem RT no nosso tweet sobre o Attic levarão códigos promocionais dele para seus iPhones/iPods touch. O resultado já está no Twitter.

Caso você seja o ganhador e não saiba como resgatar o seu promo code, confira esta vídeo-aula sobre iTunes Gift Cards — o processo é exatamente o mesmo. E, depois de baixar ou comprar este aplicativo, *não esqueça* de escrever uma avaliação sobre ele na App Store.

Boa sorte! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rede de lojas iPlace conta com sistema de orçamentos baseado em app para iPhone OS

Próx. Post

Infiniboard adiciona rolagem vertical para a Home Screen de iPhones/iPods touch jailbroken

Posts Relacionados