O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá promover mudanças na distribuição de softwares para Mac com base na App Store

Mac OS X Snow Leopard

Até agora, não vimos muitas notícias a respeito do Mac OS X 10.7, embora exista uma certa indicação de que ele será um lançamento grande sobre o atual Snow Leopard. Uma das possíveis novidades desse lançamento foi revelada hoje, quando o Rixstep afirmou que a Apple começará a registrar desenvolvedores de softwares para um programa especial de desenvolvimento destinado ao novo sistema.

Publicidade

O ponto “especial” desse programa é a possibilidade de a Apple começar a controlar a distribuição de aplicativos para o seu sistema desktop com base nas suas políticas de assinatura digital, atualmente usadas na iPhone App Store. Ninguém está supondo que ela montará uma loja única com uma estrutura de aprovação/rejeição, mas existe a possibilidade de a execução de aplicativos do Mac OS X também ficar restrita aos softwares que possuem uma assinatura digital obtida com a empresa.

Segundo o rumor, nenhum aplicativo será capaz de rodar no Mac OS X se não receber uma assinatura digital da Apple, o que por um lado é benéfico para garantir a segurança e confiabilidade do que os usuários instalarem. Desenvolvedores continuariam a vender seus produtos da forma que quiserem, mas teriam que ser afiliados ao Mac Developer Program para obter uma assinatura digital para seus softwares. Em todo o caso, analisá-los antes do início das vendas também seria uma atitude a ser tomada pela Apple.

Publicidade

Os primeiros rastros do Mac OS X 10.7 apareceram em novembro do ano passado, quando um dos projetos de código aberto da Apple — o launchd — recebeu revisões específicas para o novo sistema. Curiosamente, o projeto compõe um framework do Mac OS X que cuida da execução sistemática de outros processos (ele é o PID 1 no Monitor de Atividade do sistema) e, na época, já estava passando por mudanças no agente de segurança que controla toda a operação de aplicativos. Muito pouco pra uma simples coincidência, ao meu ver.

[via 9 to 5 Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vaza nova versão beta do Microsoft Office 2011 para Mac; confira galeria de screenshots

Próx. Post

KitBebum para iPhone OS, seu companheiro inseparável de happy hours

Posts Relacionados