Apple trabalha em melhorias para aprimorar a vida útil de SSDs em Macs

Nos MacBooks mais recentes com suporte a SSDs (solid-state drives), alguns usuários notaram a presença de uma especificação curiosa sobre esses drives ao abrir a Visão do Sistema (System Profiler) no Mac OS X. Ao selecionar o dispositivo SATA que corresponde a um SSD, é possível encontrar a informação “TRIM Support”, que nos atuais computadores certamente não é suportada.

TRIM corresponde a uma tecnologia que deverá ser importante para o futuro de computadores com dispositivos de armazenamento em estado sólido, mas que infelizmente não é bastante explorada por fabricantes até hoje. O que ela faz é impedir que eles percam velocidade de leitura/escrita com o tempo, conforme arquivos são adicionados e apagados constantemente pelos usuários.

Com ela, blocos de armazenamento internos são instantaneamente apagados assim que os arquivos presentes são excluídos, permitindo que os computadores recebam novas informações de forma mais eficiente e sem perda gradual de desempenho. A tendência é que SSDs migrarão dos notebooks para os desktops no futuro, então aprimorar o funcionamento deles neste momento é a atitude mais inteligente de empresas de tecnologia.

Além de MacBooks, Xserves também usam SSDs com drives onde o sistema operacional e aplicativos são armazenados por administradores de TI. Isso faz com que seus recursos obtenham melhorias de desempenho quando a velocidade de leitura/escrita de informações (sob a forma de caches ou outras informações temporárias em disco) for um diferencial.

[via AppleInsider]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes