O melhor pedaço da Maçã.

In-Stat: mercado chips para gadgets móveis poderá chegar a 4 bilhões em 2014

A4

Pesquisas recentes da In-Stat a levaram a estimar que em 2014 o mercado de chips para gadgets móveis (smartphones, celulares comuns, tablets, videogames portáteis, PMPs e afins) vai chegar à casa dos 4 bilhões de unidades produzidas, das quais 3 bilhões já vão ter múltiplos núcleos e mais chips ainda serão soluções integradas de processador e baseband.

Publicidade

A4

O segmento de tablets deverá ser o de crescimento mais acelerado, com um ritmo superior a 120% do ano de 2009 a 2014. Apesar disso, celulares (os “espertos” e os “burros”) deverão continuar por um bom tempo sendo a melhor oportunidade para o uso de processadores.

Na guerra entre arquiteturas móveis, a briga entre ARM (usada por Qualcomm, Samsung, Apple e Texas Instruments) e x86 (usada pela Intel em seus chips Core e Atom) vai ser acirrada no campo das tablets e ereaders, já que a primeira dominou completamente o mercado de smartphones e a segunda está em praticamente todos os notebooks do mercado. Outras arquiteturas, como as desconhecidas MIPS e SH, ainda têm alguma chance, se tiverem bons sistemas operacionais e conjunto de aplicativos, além de, claro, serem competitivas nos “Três Pês”: preço, poder e performance.

[via GigaOM]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple mantém mesma pontuação, mas cai do quinto para o nono lugar no ranking da Greenpeace

Próx. Post

Ok, o Mission Control do Lion parece ser bacana; mas e se ele fosse tridimensional? ;-)

Posts Relacionados