O melhor pedaço da Maçã.

Agora que o Java está nas mãos da Oracle, usuário de Macs ficarão mais seguros?

A pergunta no título deste post parece não ter uma resposta fechada, por enquanto. Os autores do livro “The Mac Hacker’s Handbook”, Dino Dai Zovi e Charlie Miller, por exemplo, têm opiniões bastante divergentes, como mostrou a Computerworld.

Publicidade

“Em vez de se preocuparem com só uma coisa sendo atualizada — o sistema operacional —, usuários agora vão ter que se preocupar em manter três coisas sempre atuais: o SO, Java e Flash”, disse Miller. “Isso é o que as pessoas fazem no Windows, e eu acho que a história prova que as pessoas não são muito boas em manter essas coisas atualizadas. Até agora, saído da caixa, um navegador podia cuidar de qualquer coisa, já que o Java e o Flash vinham instalados. Simplesmente atualizar o SO já os atualizaria. [Futuramente], o navegador não vai funcionar em muitos sites populares e, se você baixar o plugin, vai ter que se preocupar com a desatualização dele.”

Zovi, por outro lado, acredita que a segurança pode aumentar. “A maioria dos usuários de Mac nem usa ou precisa de Java, e [a decisão da Apple] vai deixá-los mais seguros que ter uma imensa janela de vulnerabilidade em um plugin que está sendo ativamente atacado através de exploits que podem ser facilmente adaptados para atingir o Mac OS X.”

Nem tudo é alegria nesse cenário, porém, pois agora os donos de Macs estão à mercê da Oracle. “Eu prevejo que a Oracle vai negligenciar completamente o port do Java para Mac OS X, e talvez conte apenas com o OpenJDK sustentado pela comunidade para servir a estes usuários no lugar deles”, disse Zovi. “Espero que a Oracle cuide do Mac OS X como de um cidadão de primeira categoria, mas não vou nutrir esperanças.” Curiosamente, estas declarações datam de 27 de outubro, e há menos de uma semana a Apple e a Oracle realmente anunciaram que o Java para Mac vai ser parte do OpenJDK.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iFixit desmonta o indesmontável: leitor de cartões SD do iPad acaba destruído, mas ainda funcional

Próx. Post

Agora até o Terço pode ser rezado usando o seu iPhone/iPod touch

Posts Relacionados