Conheça quem está por trás de Bubble Ball, game gratuito que é a febre do momento na App Store

Robert e Kary NayUma das maiores virtudes das lojas de aplicativos e jogos é, sem dúvida, a possibilidade que elas dão para pessoas comuns se destacarem no mercado de software. Na App Store, por exemplo, é perfeitamente possível um anônimo se destacar de uma hora pra outra. A febre do momento no iOS, por sinal, é um joguinho gratuito chamado Bubble Ball [3,8MB; requer o iOS 3.0 ou superior]. Ao lado você vê quem está por trás desse sucesso: o garoto de 14 anos, Robert Nay, cuidou da programação do game, enquanto sua mãe, Kari, criou a maioria das fases.

Mas antes de falarmos mais da história deles, veja um pouco do game em ação:

Com mais de 1,5 milhão de downloads desde seu lançamento em 29 de dezembro, Bubble Ball conseguiu desbancar até mesmo Angry Birds: Seasons. Mas isso não teria sido possível sem o relaxamento das regras da App Store que permitiu o uso de código interpretado para a criação de apps: Nay empregou o Corona SDK, da Ansca Mobile, que é baseado na linguagem de programação Lua.

Ícone de Bubble BallApesar de também estar disponível para Android, Bubble Ball ainda não decolou na plataforma móvel do Google. Entretanto, na App Store ele deslanchou a ponto de ser promovido pela Ansca como “app da semana”, apesar de ser visual e conceitualmente simples. Depois de chegar ao Top 10 da loja da Apple, aí a coisa começou a se retroalimentar e o resto é história. No futuro, Nay planeja adicionar novas fases como In App Purchases ao jogo gratuito e então começar a ganhar algum dinheiro.

Essa história conta pontos positivos e negativos em relação à antiga postura da Apple: sem o Corona SDK, talvez Nay nunca tivesse lançado o Bubble Ball; por outro lado, ele só vai poder adicionar uma loja dentro de seu game e lucrar de verdade quando a Ansca atualizar sua ferramenta — o que infelizmente pode ocorrer só depois que a febre do Bubble Ball passar.

[via VentureBeat]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes